STJ rejeita recurso de Robinho e mantém execução da pena do ex-jogador no Brasil

Publicado:

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, nesta quarta-feira (3), o recurso da defesa de Robinho. Com isso, a execução da pena imposta pela Justiça italiana, referente ao crime de estupro coletivo de 2013, continua no Brasil.

O relator do caso, ministro Francisco Falcão, ressaltou que a questão já havia sido discutida anteriormente, reafirmando o entendimento da Corte. Ele explicou: “Aqui estou rejeitando os embargos e dizendo que essa matéria já foi apreciada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em votação de 9 a 1.”

A decisão foi unânime entre os ministros que compõem a Corte Especial, sob a liderança do presidente Herman Benjamin, que confirmou a rejeição do pedido.

A defesa do ex-jogador argumentava que, segundo a legislação brasileira, a pena deveria ser recalculada para seis anos em regime semiaberto. No entanto, a condenação de nove anos foi mantida.

Robinho, condenado na Itália em 2017, cumpre pena desde março de 2024 na Penitenciária de Tremembé, em São Paulo.

Na semana passada, o STF também negou um recurso da defesa, mantendo a prisão de Robinho com 10 votos a 1, o que confirmou a execução da pena de nove anos no Brasil.

O único voto divergente foi do ministro Gilmar Mendes, que argumentou que o artigo 100 da Lei de Migração, sancionada em 2017, não poderia ter aplicação retroativa para um crime ocorrido em 2013. Mendes também defendeu que a prisão não deveria ter sido determinada antes da análise de todos os recursos disponíveis.

Até o momento, a defesa do ex-atacante não se manifestou sobre essa nova decisão do STJ.

O que você acha do desfecho desse caso? Compartilhe suas opiniões e interaja nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça condena a 29 anos de prisão acusado de atropelar e causar morte de criança em Caetité

Um júri popular em Caetité, na região do Sertão Produtivo, Sudoeste da Bahia, condenou Bruno Santana a...

Desembargador Cássio Miranda destaca relevância da Medalha Ruy Barbosa concedida a Joaci Góes

O desembargador Cássio Miranda, do Tribunal de Justiça da Bahia, ressaltou a significativa homenagem ao jurista, escritor e ex-deputado constituinte Joaci Góes, ao...