Congresso argentino avança para limitar capacidade de Milei governar por decretos de urgência

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na última quinta-feira, 4 de setembro, o Senado da Argentina aprovou um projeto de lei que restringe o uso de decretos de necessidade e urgência (DNU) pelo Executivo. Essa medida é vista como um obstáculo ao presidentes Javier Milei, permitindo que o governo tenha 90 dias para obter a aprovação de ambas as câmaras do Congresso, a fim de validar as disposições editadas por meio desse instrumento.

A proposta recebeu 56 votos a favor, 8 contrários e 2 abstenções. O apoio predominou entre a oposição, incluindo a bancada kirchnerista. Apenas os senadores do partido A Liberdade Avança, de Milei, e a aliada de Patricia Bullrich, Carmen Álvarez Rivero, se posicionaram contra a medida, enquanto representantes do Misiones optaram por se abster.

Essa mudança altera uma lei em vigor desde 2006, implementada durante o governo de Cristina Kirchner, que permitia ao Congresso considerar tacitamente aprovados os decretos caso não se manifestasse. O novo projeto busca aumentar o controle legislativo sobre atos do Executivo e reduzir sua capacidade de governar sem consenso.

E você, o que acha dessa nova medida? Acredita que é um passo positivo para a democracia argentina? Deixe sua opinião nos comentários.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Venezuela decreta emergência após terremotos

A Venezuela foi abalada por dois grandes terremotos — 7,2 e 7,5 na escala Richter — ocorridos entre a tarde e a noite...

5 Best Sitcoms Nobody Talks About Anymore

.image-gallery { margin-bottom:...

Navios já navegam pelo Estreito de Ormuz sob plano de retirada da ONU

Resumo: a ONU, por meio da sua agência de navegação, lançou um plano coordenado para permitir a passagem de navios pelo Estreito de...