Ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles se torna réu no STF por contrabando florestal

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou o deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP) réu em um caso de contrabando florestal. A decisão foi tomada após uma manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e assinada pelo ministro Alexandre de Moraes na noite de quinta-feira (5). O caso remete ao período em que Salles era ministro do Meio Ambiente durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O processo começou com uma denúncia apresentada pelos ex-deputados Joenia Wapichana (Rede-RR) e Alessandro Molon (PSB-RJ). Durante uma reunião ministerial em abril de 2020, foram registrados vídeos que supostamente documentam a facilitação do contrabando de produtos florestais.

O documento da PGR destaca que a Polícia Federal solicitou diversas diligências contra vários agentes públicos e empresas suspeitas de envolvimento nesse esquema. O caso, que havia sido arquivado inicialmente, foi reaberto em 2021 pelo ministro Moraes.

Ricardo Salles pediu demissão do Ministério do Meio Ambiente em junho de 2021. No mesmo ano, tanto o ministério quanto o ex-ministro foram alvo de uma operação da PF que resultou no afastamento de dez servidores do Ibama e do ministério.

As investigações revelaram que um despacho que permitia a exportação de produtos florestais sem autorização havia sido solicitado por empresas que tinham cargas apreendidas nos Estados Unidos e na Europa.

Em resposta à CNN, Salles afirmou que “não há nada de novo” e que o processo já estava em andamento na primeira instância judicial.

O futuro de Salles agora dependerá dos desdobramentos desse caso no STF. O que você acha dessa situação? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça autoriza liberdade provisória de Matheus Gonçalves, ex-Vitória, após 242 dias de prisão preventiva

A Justiça de Caarapó, no Mato Grosso do Sul, decidiu que o atacante Matheus Gonçalves, ex-Vitória, responderá em liberdade ao processo em que...

Ministros do STF desconfiam que Toffoli gravou sessão secreta

Ministros do Supremo Tribunal Federal desconfiam ter sido gravados pelo colega Dias Toffoli durante uma reunião secreta realizada na sede da Corte na...

Bruno Reis afirma que Comcar e blocos irão recorrer decisão da Justiça sobre prioridade de Daniela Mercury no Carnaval

O prefeito Bruno Reis (União) afirmou nesta sexta-feira (13), durante coletiva de imprensa, que o Conselho Municipal...