Trump sediará cúpula do G20 de 2026 em um de seus resorts em Miami

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Donald Trump anunciou que a cúpula de líderes do G20 de 2026 será realizada em dezembro, em Miami, na Flórida. O evento ocorrerá no Trump National Doral, um complexo de golfe de propriedade da sua família. Em anúncio feito nesta sexta-feira, o presidente informou que não participará da cúpula deste ano, marcada para novembro na África do Sul, onde o país será representado pelo vice-presidente J.D. Vance.

Trump explicou os motivos para escolher Miami, destacando a localização próxima ao aeroporto e a beleza do local. “Todos querem que seja lá, é a melhor localização, é lindo, tudo é lindo”, afirmou durante uma entrevista no Salão Oval.

O presidente também se defendeu de críticas de que está explorando a cúpula para seu benefício pessoal. “Não vamos ganhar nenhum dinheiro com isso. Só quero que dê certo”, garantiu.

Durante seu primeiro mandato, Trump tentou organizar uma cúpula do G7 no mesmo local, mas enfrentou um movimento de oposição que o forçou a desistir. A cúpula de 2020 foi cancelada devido à pandemia de covid-19, e o presidente também abandonou planos de convidar a Rússia para o evento após a anexação da Crimeia.

Agora, Trump se mostrou aberto à participação de líderes como Vladimir Putin e Xi Jinping na cúpula de 2026. “Eu adoraria [que comparecessem], se quiserem”, declarou.

A presidência do G20, que reúne as economias mais poderosas do mundo, está a cargo da África do Sul neste ano. Trump havia comentado anteriormente que era “provável” que não participasse da reunião, devido a alegações sobre a suposta perseguição a fazendeiros brancos no país africano, alegações que foram rejeitadas pelo governo local.

As críticas à administração de Trump aumentaram, especialmente por parte da oposição democrata, que alega que ele está usando sua posição para promover os interesses econômicos de sua família. Atualmente, os negócios do presidente são geridos principalmente por seus filhos.

E você, o que acha dessa escolha de local para a cúpula? Acredita que a participação de líderes como Putin e Xi Jinping pode trazer desafios para a política internacional? Comente sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porta-voz da Rússia nega alegações de envenenamento de Navalny, opositor de Putin

Neste sábado, 14 de fevereiro de 2026, representantes dos ministérios das Relações Exteriores do Reino Unido, França, Alemanha, Suécia e Holanda divulgaram uma...

UE é a verdadeira ameaça à Hungria antes das eleições em abril, diz Orbán

Título: UE é a verdadeira ameaça à Hungria, afirma Orbán em discurso de campanha O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, afirmou que a verdadeira ameaça...

Zelensky pede aos EUA aprovação imediata de garantias de segurança à Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu aos Estados Unidos e ao Congresso que aproveitem com urgência as garantias de segurança para o...