Gilmar Mendes: “Não há ditadura da toga, tampouco ministros tiranos”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se manifestou neste domingo, 7 de setembro, em resposta ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O governador havia chamado o magistrado Alexandre de Moraes de “tirano”.

Em sua postagem na rede X (ex-Twitter), Gilmar destacou que no Dia da Independência é fundamental relembrar que a liberdade verdadeira vem do fortalecimento das instituições. “Não há no Brasil ‘ditadura da toga’, tampouco ministros agindo como tiranos”, afirmou Mendes, enfatizando o papel do STF como defensor da Constituição e do Estado de Direito.

Gilmar também abordou os “perigos do autoritarismo” e rememorou um “passado recente” do Brasil, citando eventos trágicos como a falta de atenção às vacinas durante a pandemia, ameaças ao sistema eleitoral e pedidos de intervenção militar, além de tentativas de golpe que resultaram em violência e destruição de bens públicos.

No contexto do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe, está em pauta a suposta intenção de assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Moraes.

Rebatendo Tarcísio, Gilmar mencionou que o povo não suporta mais as sucessivas tentativas de golpe que ameaçaram a democracia ao longo da história do Brasil. Ele reforçou: “É fundamental que se reafirme: crimes contra o Estado Democrático de Direito são insuscetíveis de perdão! É dever das instituições punir esses crimes com rigor e garantir que não se repitam”.

Quais são suas opiniões sobre a declaração de Gilmar Mendes e as críticas feitas pelo governador? Compartilhe seus pensamentos nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Policial salva bebê de 1 mês engasgado com leite no DF. Veja vídeo

Bebê de 1 mês e 12 dias é salvo após engasgamento no DF com atuação rápida do GTOP 41 Uma ocorrência em Vila do...

Mulher é presa suspeita de fingir ser advogada e aplicar golpes em idosos no INSS

Uma mulher suspeita de se passar por advogada foi presa pela Polícia Civil na tarde de sexta-feira (12), em Várzea Grande, no Mato...

Protesto em SP cobra justiça por mulher arrastada pelo ex na Marginal

Moradores da Vila Maria, na zona norte de São Paulo, realizaram neste sábado (13/12) um ato para exigir justiça por Tainara Souza Santos,...