Urnas abrem na província de Buenos Aires para eleições legislativas com impacto nacional

Publicado:

Neste domingo, os colégios eleitorais da província de Buenos Aires, a mais populosa da Argentina, abriram para eleições legislativas. Cerca de 14,3 milhões de pessoas são esperadas para votar. O objetivo é eleger 46 deputados e 23 senadores para a Assembleia Legislativa provincial, localizada na cidade de La Plata. Essa votação também definirá os membros dos conselhos deliberativos dos 135 municípios da província.

As urnas começaram a receber votos às 8h e ficarão abertas até às 18h. A província está dividida em oito zonas eleitorais, com 41.189 mesas de votação disponíveis. Os eleitores usarão cédulas de papel, e em cada seção competem cerca de 15 partidos e alianças eleitorais.

Entre as principais frentes de disputa estão a Força Pátria, que une diversos setores do peronismo, e a extrema-direita A Liberdade Avança (LLA). A LLA é liderada a nível nacional pelo presidente Javier Milei, que formou uma aliança com o Proposta Republicana (PRO), partido do ex-presidente Mauricio Macri. Outras legendas também têm participação, como o Somos Buenos Aires, que representa setores peronistas opostos ao kirchnerismo, e a Frente de Esquerda e dos Trabalhadores Unidade.

As eleições provinciais costumam receber menos atenção, mas esta vez foram desmembradas das eleições nacionais agendadas para 26 de outubro. Tanto o governo de Milei quanto o peronismo estão tratando esta votação como uma oportunidade fundamental para se preparar para as eleições de outubro, que renovarão parte do Parlamento argentino.

A campanha para este domingo foi marcada por denúncias de corrupção no governo de Milei e pelo veto presidencial a leis para aposentados e deficientes. Há ainda um cenário de tensões nos mercados e estagnação econômica. As pesquisas indicam uma leve vantagem do peronismo sobre a LLA.

O que você acha desses acontecimentos? Deixe sua opinião nos comentários e fique atento às atualizações.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rússia diz que negociações de paz com a Ucrânia estão ‘pausadas’ e Zelensky alerta: ‘Quer ocupar todo o país’

A Rússia anunciou, nesta sexta-feira, que as negociações de paz com a Ucrânia estão "pausadas". O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que seu...

EUA dizem que ações da Rússia desrespeitam cessar-fogo: ‘Defenderemos cada centímetro do território da Otan’

Os Estados Unidos fizeram uma declaração firme nesta sexta-feira (12), alertando a Rússia que protegerão “cada centímetro do território da Otan”. As palavras...

Brasil dá exemplo de democracia aos EUA, diz texto do New York Times após condenação de Bolsonaro

Um artigo publicado no The New York Times nesta sexta-feira destaca que o Brasil mostrou um caminho para a democracia que...