CPMI do INSS: advogado de Lupi atuou pela inelegibilidade de Bolsonaro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O advogado que defende o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi na CPMI do INSS, nesta segunda-feira (8/9), é o mesmo que garantiu a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho de 2023.

Walber Agra, professor de Direito no Recife e advogado do PDT, destacou-se por sua atuação no caso que resultou na condenação de Bolsonaro. O ex-presidente foi sancionado pelo TSE devido a declarações polêmicas sobre o sistema eleitoral brasileiro durante uma reunião com embaixadores em julho de 2022.

O TSE decidiu, por 5 votos a 2, que Bolsonaro cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, tornando-o inelegível até 2030.

Durante o julgamento, Agra fez referência a uma obra de José Saramago, *Ensaio sobre a Cegueira*, para argumentar que Bolsonaro era responsável pela conhecida “minuta do golpe”, um documento encontrado na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

Nesta segunda-feira, Agra acompanha Lupi durante um depoimento como testemunha na CPMI do INSS, criada para investigar um esquema de descontos indevidos sobre aposentados, conforme revelado pelo Metrópoles.

Lupi responde por sua atuação no Ministério do Trabalho e Previdência Social entre janeiro de 2023 e maio deste ano, quando foi demitido após a Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal.

Essa situação levanta questões relevantes sobre as implicações políticas e legais que estão em jogo. O que você pensa sobre a atuação do advogado e as decisões envolvendo políticos atualmente? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Michelle Bolsonaro rebate críticas, chama Allan dos Santos de “boneco de ventríloquo” e manda ele “se enxergar”

Nesta quarta-feira, 14, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) divulgou uma carta nas redes sociais respondendo às críticas do influenciador Allan dos Santos, que...

Cão pug morre por hipertermia horas após ser deixado em hotel de SP

Um cachorro da raça pug chamado Bucky morreu nessa segunda-feira (12/1) após ter um quadro de hipertermia (aumento da temperatura corporal) grave, horas depois...

Um alagoano entre os identificados: DPT nomeia um dos resistentes morto em operação policial em Lajedão

Em Lajedão, no sul da Bahia, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas identificou um dos dois homens mortos em...