Simples e naturais! 5 dicas da naturopatia para acabar com o estresse

Publicado:


SAÚDE MENTAL

O naturopata Áureo Augusto oferece práticas naturais para trazer leveza ao cotidiano

Práticas naturais podem ajudar a lidar com o estresse do dia a dia

Práticas naturais podem ajudar a lidar com o estresse do dia a dia. Foto: Reprodução | Internet

Com a crescente conscientização sobre saúde mental, muitas pessoas buscam por maneiras acessíveis de cuidar de si mesmas. O aumento do estresse tem gerado preocupações, já que é um dos principais fatores que contribuem para quadros de ansiedade e depressão. Dados indicam que, em 2024, quase 500 mil trabalhadores se afastaram por transtornos mentais, o maior número em uma década, segundo o Ministério da Previdência Social.

Áureo Augusto, naturopata com mais de 40 anos de experiência na região do Vale do Capão, compartilha cinco práticas que podem ajudar a aliviar a pressão do dia a dia e promover uma sensação de leveza.

1. Invista em uma Alimentação Natural e Integral

Uma dieta rica em frutas, legumes e grãos integrais fortalece a microbiota intestinal. Segundo Áureo, um equilíbrio nessa microbiota pode resultar na produção de substâncias como a serotonina, que ajuda a estabilizar o humor e a diminuir a ansiedade.

2. Pratique a Respiração Consciente

Exercícios de respiração podem trazer calma e presença ao momento. Respirar de forma consciente é uma técnica acessível que ajuda a controlar a ansiedade, muitas vezes ligada ao medo do futuro.

3. Utilize Plantas Medicinais com Orientação Profissional

A fitoterapia, parte essencial da naturopatia, usa plantas com propriedades terapêuticas conhecidas há milênios. Folhas de maracujá e cascas de laranja, por exemplo, são acessíveis e podem trazer alívio para a ansiedade. Contudo, é fundamental que seu uso seja orientado por um profissional.

4. Use a Água como Aliada no Relaxamento

A hidroterapia pode ser uma ótima ferramenta contra o estresse. Um banho de assento frio, feito antes de dormir, ajuda a relaxar corpo e mente. Acompanhá-lo com um chá de camomila potencializa seus efeitos calmantes.

5. Aposte em Alimentos Anti-inflamatórios

O estresse crônico pode causar inflamações no corpo. Incluir alimentos como frutas, legumes, nozes e sementes de chia na dieta ajuda a proteger o organismo e fortalecer o sistema imunológico.

Essas práticas podem ser um passo importante para quem busca uma vida mais equilibrada. Às vezes, pequenas mudanças fazem toda a diferença. E você, como cuida de sua saúde mental? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovem morre após ser atropelada por motorista embriagada em SP

Um trágico acidente ocorreu neste domingo (9), na Avenida Ede, zona norte de São Paulo. Uma jovem de 24 anos foi atropelada por...

Quatro jovens morrem após carro despencar de viaduto no Rodoanel em SP

Na noite de domingo (9), um grave acidente no Rodoanel, em São Bernardo do Campo, resultou na morte de quatro jovens. O veículo,...

Ainda é impossível mensurar todos os danos do tornado, diz ministro

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou neste domingo (9) que ainda não é possível calcular a totalidade dos danos...