MP-BA investiga prefeito de Caculé por suspeita de propina e irregularidades

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) abriu uma investigação contra Pedro Dias da Silva, conhecido como Pedrão, prefeito de Caculé, e seu sobrinho, Paulo Dias da Silva. O foco da apuração são as suspeitas de cobrança de propina e irregularidades em contratos públicos.

Investigadores apontam que um dos principais eixos da investigação gira em torno de um alegado pagamento de propina relacionado a contratos com a empresa L&M Serviços de Limpeza Ltda., firmados em 2024.

Além disso, o MP-BA está averiguando a contratação de uma técnica de enfermagem para manutenção da frota municipal e de um borracheiro que atuaria como pedreiro, sem comprovação de serviços prestados.

Em resposta às acusações, a Prefeitura de Caculé se manifestou, negando qualquer irregularidade. O prefeito afirmou que todas as contratações respeitaram a Nova Lei de Licitações, destacando a transparência nos processos.

Durante a nota, Pedrão levantou a suspeita de que as denúncias possam ter motivação política, uma vez que surgem em um período pré-eleitoral. Ele também se colocou à disposição do MP-BA para colaborar com as investigações, acreditando que as acusações serão desacreditadas.

A nota da prefeitura expressa: “A Prefeitura Municipal de Caculé, por meio do Prefeito Pedro Dias da Silva, vem a público manifestar-se sobre a matéria jornalística sobre suposto recebimento de propina.” Segundo o texto, a administração fundamenta suas ações na legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, ressaltando que a gestão busca o bem-estar da população.

O documento critica a falta de fundamentação das denúncias e expressa preocupações sobre possíveis motivações políticas. A gestão municipal valoriza o papel do MP, mas pede que não se utilize esse papel de forma irresponsável.

Em resposta às alegações, a prefeitura afirma que todos os contratos foram realizados dentro da legalidade, através de modalidade de credenciamento, permitindo ampla participação. As publicações nos veículos oficiais garantiram total transparência.

A administração também rebate a alegação de “funcionários fantasmas”, garantindo que todos os serviços foram prestados e que não houve prejuízo ao erário municipal.

A gestão reafirma seu compromisso com uma administração pública ética e eficiente, confiando na seriedade do MP e do Judiciário. A expectativa é que as investigações confirmem a lisura das contratações e a inconsistencia das denúncias.

O prefeito e a gestão afirmam estar à disposição para fornecer informações e colaborar totalmente com a investigação, com a certeza de que a verdade prevalecerá.

O caso está gerando bastante debate na cidade. O que você acha dessas denúncias? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Vitória se reapresenta nesta sexta e mira segundo semestre da temporada; saiba mais

Resumo para SEO: após o título da Copa do Nordeste, o Vitória se reapresenta em 26/6 para uma intertemporada de cerca de 20...

Vitória anuncia Rodrigo de Paula Campos como novo técnico do futebol feminino

O Vitória confirmou a contratação de Rodrigo de Paula Campos, 35 anos, para comandar o time feminino, substituindo Anderson Magalhães e buscando elevar...

Kauê Furquim é convocado pela Seleção Sub-17 para período de treinos visando a Copa do Mundo

Resumo: Kauê Furquim, revelação da base do Bahia, foi novamente chamado pela Seleção Brasileira Sub-17 para um período de treinamentos visando a Copa...