Pesquisa CNT: maioria acha que tarifaço vai prejudicar muito a economia brasileira e culpa Trump pela medida

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma pesquisa recente da CNT/MDA revela que a maioria dos brasileiros vê o tarifaço imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros como uma ameaça significativa à economia nacional. Muitos responsabilizam diretamente o presidente norte-americano, Donald Trump, pela medida e sugerem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria mudar sua abordagem e buscar negociações.

Divulgada nesta segunda-feira (8), a pesquisa também abrange temas como a avaliação do governo federal e projeções eleitorais para 2026, além da reação da população ao tarifaço.

Quando questionados sobre os possíveis efeitos do aumento das tarifas, 47,2% dos participantes indicaram que isso “prejudicará muito a economia brasileira”. Outros 21,5% acreditam que o impacto será “um pouco negativo” e 5,2% afirmaram que não haverá impacto algum. Além disso, 13,2% disseram não ter conhecimento sobre o assunto e 7,9% opinaram que o tarifaço “pode até trazer benefícios”.

Em relação às responsabilidades pela situação, 28,6% apontaram Trump como o principal culpado. O presidente Lula foi considerado responsável por 20,2% dos entrevistados, enquanto 18% mencionaram o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O ministro Alexandre de Moraes, do STF, recebeu 16,4% de menções, e 16,8% não souberam identificar nenhum responsável.

Quando se tratou de possíveis ações do presidente Lula, 37% sugeriram que ele deve buscar uma negociação em vez de se confrontar com Trump. Outros 20,7% acreditam que Lula deveria ouvir mais as empresas afetadas para encontrar soluções, enquanto 20,3% defendem um fortalecimento da produção nacional para reduzir a dependência dos EUA. Cerca de 11,7% afirmaram que o presidente deve manter uma postura rígida em defesa da soberania brasileira.

A pesquisa também avaliou a postura de Eduardo Bolsonaro em relação às sanções dos EUA. Para 46,7% dos entrevistados, sua atuação é vista como negativa, com a crença de que ele defende interesses pessoais. Por outro lado, 25,6% consideram que sua atuação pode ser benéfica para o Brasil, enquanto 17% se mostraram indiferentes.

Além disso, a pesquisa questionou a influência do governo Trump nas questões internas do Brasil. Para 56,1% dos entrevistados, essa tentativa é negativa e prejudica o país. Em contrapartida, 20,6% acreditam que a influência é positiva e beneficia o Brasil, e 20,9% enxergam essa interferência como irrelevante.

A CNT/MDA entrevistou 2.002 pessoas entre 3 e 6 de setembro em 140 municípios de todos os estados, incluindo o Distrito Federal, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais.

E você, o que acha sobre essa situação? Comente abaixo suas opiniões e vamos conversar sobre a repercussão do tarifaço e suas consequências para a economia brasileira.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Fãs mirins protestam após não entrarem no camarim de Ana Castela

Resumo: Crianças participaram de um protesto após alegação de não terem conseguido entrar no camarim da cantora Ana Castela durante show em Maceió,...

Alunos passam mal após fumaça de treinamento da PM atingir escola

Um treinamento da Polícia Militar em área destinada à instrução provocou mal-estar em cinco alunos da Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga Pinto e...

Alex Escobar deixa cobertura da Copa após mal-estar ao vivo

O apresentador Alex Escobar deixou a cobertura da Copa do Mundo após passar mal ao vivo, nesta manhã de segunda-feira (22/6). Exames realizados...