A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) anunciou neste sábado que conseguiu identificar o corpo do pianista brasileiro Francisco Tenório Cerqueira Júnior, desaparecido desde 18 de março de 1976. Ele foi visto pela última vez em Buenos Aires, onde estava realizando uma turnê com Vinicius de Moraes.

De acordo com informações da equipe Argentina de Antropologia Forense (EAAF), Francisco foi morto a tiros e seu corpo foi enterrado sem identificação em uma vala comum na periferia da capital argentina, apenas alguns dias antes do golpe que instauraria a ditadura militar no país.

O reconhecimento foi feito através de impressões digitais. O músico foi assassinado na madrugada do dia 18, depois de sair do Hotel Normandie, local da hospedagem.

O trabalho de identificação se deu após um levantamento da Procuradoria de Crimes contra a Humanidade. Investigações foram iniciadas entre 1975 e 1983 em decorrência de corpos encontrados em vias públicas, que foram arquivados sem identificação. A CEMDP explicou que esse processo busca esclarecer casos de pessoas mortas e desaparecidas pela violência do Estado argentino.

“Com isso, conseguimos confirmar a morte e o destino do corpo de Francisco Tenório Cerqueira Júnior após comparar as digitais de um cadáver encontrado danificado por disparos em Tigre, próximo a Buenos Aires, no dia 20 de março de 1976”, informou a CEMDP. A possibilidade de exumar o corpo do Cemitério de Benavídez ainda está sendo avaliada.

Além disso, a comissão segue investigando casos relacionados à chamada Operação Condor, que envolveu diversas ditaduras da América do Sul na década de 1970, com o objetivo de perseguir e eliminar opositores políticos.

A CEMDP também está coletando dados dos desaparecidos políticos brasileiros fora do país, assim como amostras sanguíneas de seus familiares para dessa forma facilitar futuras identificações. Após receber a confirmação da EAAF, a comissão imediatamente notificou a família de Francisco, se colocando à disposição para oferecer apoio nesse processo.