MP-BA cumpre busca e apreensão contra empresário investigado por tentar aliciar jogadores de futebol

Publicado:

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) realizou, nesta sexta-feira (12), duas buscas em Salvador. A ação foi direcionada a endereços de um empresário suspeito de tentar aliciar jogadores do Londrina Esporte Clube. As investigações estão a cargo do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, o Gaeco.

O Londrina é gerenciado pela Squadra Sports, liderada pelo ex-presidente do Bahia, Guilherme Bellintani. Além do Londrina, a Squadra controla outros clubes, como Ypiranga (BA), Calinense (SP), VF4 Futebol Clube (PB) e Conquista (BA).

A operação em Salvador é parte de uma investigação mais ampla do Gaeco do MP do Paraná, que busca desmantelar tentativas de manipulação de resultados esportivos. A ação contou com a cooperação do Comando de Policiamento em Missões Especiais da Polícia Militar, através do Batalhão de Policiamento de Choque. Além das buscas na Bahia, outros quatro mandados foram cumpridos em Itapema, Santa Catarina.

De acordo com as investigações, o empresário e outro cúmplice teriam oferecido R$ 15 mil a um jogador do Londrina. A proposta era para que o atleta cometesse uma falta e recebesse um cartão amarelo nos primeiros 27 minutos de uma partida contra o Maringá, disputada no dia 26 de abril. Este encontro foi realizado em Londrina.

A descoberta desse esquema começou quando o Londrina reportou a situação à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A CBF então encaminhou as informações à Delegacia de Polícia Federal de Londrina, que as passou ao Gaeco. Atualmente, estão sendo apurados crimes que ameaçam a integridade dos resultados esportivos, conforme os artigos 198, 199 e 200 da Lei Geral do Esporte (14.587/2023).

Esse caso levanta questões sérias sobre a integridade no esporte. O que você pensa sobre tentativas de manipulação de resultados? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

INSS foi alertado ao menos quatro vezes sobre descontos indevidos desde 2018, apontam documentos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi notificado, ao menos quatro vezes, sobre descontos indevidos em...

INSS recebeu pelo menos 4 avisos de descontos indevidos desde 2018

Documentos obtidos mostram que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu notificações sobre descontos indevidos em aposentadorias e pensões por pelo menos...

Polícia apreende “paredões” em Sete de Abril e São Rafael

A Polícia Militar apreendeu dois carros equipados com som tipo "paredão" na noite de sábado (13) e...