Desembargador César Jatahy lança livro sobre responsabilidade penal da pessoa jurídica no TRF-1

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O desembargador federal César Jatahy lançará, na próxima quarta-feira (24), o livro “Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica”. O evento está marcado para às 18h, no Espaço Pontes de Miranda, no edifício-sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília.

WhatsApp%20Image%202025 09 16%20at%203.31.01%20PM.
Foto: Divulgação

A obra discute um dos temas mais complexos do Direito contemporâneo: o papel das empresas e instituições em uma sociedade que enfrenta riscos coletivos e danos transindividuais, com ênfase na proteção ao meio ambiente.

Com uma linguagem acessível e fundamentação crítica, Jatahy revisita a antiga máxima “societas delinquere non potest”, que sustentava que pessoas jurídicas não podiam cometer crimes. Ele defende, com base na Constituição Federal de 1988 e na Lei nº 9.605/98, a responsabilização penal de entidades coletivas.

O livro é voltado para estudantes, magistrados e operadores do Direito, sendo considerado uma leitura essencial para entender os desafios atuais do Direito Penal diante das novas demandas sociais.

E você, o que pensa sobre a responsabilização das pessoas jurídicas? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre esse tema relevante!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF mantém decisão para ampla defesa de magistrados baianos em processo para suprimir vantagens remuneratórias; entenda

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou, em decisão proferida na quinta-feira (15), seguimento a um recurso extraordinário do Estado da Bahia, mantendo o...

Somente dois parlamentares baianos fizeram postagens sobre os graves números do feminicídio no Brasil e na Bahia

O Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) divulgou dados alarmantes sobre a violência contra a mulher em 2025. O Brasil registrou...

Do Val vai à caminhada de Nikolas e diz que STF “gera medo de prisão”

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) afirmou, nesta quinta-feira (22/1), que o Supremo Tribunal Federal (STF) gera medo de prisão. A declaração ocorreu...