Desembargador César Jatahy lança livro sobre responsabilidade penal da pessoa jurídica no TRF-1

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O desembargador federal César Jatahy lançará, na próxima quarta-feira (24), o livro “Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica”. O evento está marcado para às 18h, no Espaço Pontes de Miranda, no edifício-sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília.

WhatsApp%20Image%202025 09 16%20at%203.31.01%20PM.
Foto: Divulgação

A obra discute um dos temas mais complexos do Direito contemporâneo: o papel das empresas e instituições em uma sociedade que enfrenta riscos coletivos e danos transindividuais, com ênfase na proteção ao meio ambiente.

Com uma linguagem acessível e fundamentação crítica, Jatahy revisita a antiga máxima “societas delinquere non potest”, que sustentava que pessoas jurídicas não podiam cometer crimes. Ele defende, com base na Constituição Federal de 1988 e na Lei nº 9.605/98, a responsabilização penal de entidades coletivas.

O livro é voltado para estudantes, magistrados e operadores do Direito, sendo considerado uma leitura essencial para entender os desafios atuais do Direito Penal diante das novas demandas sociais.

E você, o que pensa sobre a responsabilização das pessoas jurídicas? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre esse tema relevante!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Argentina: Milei comemora redução da maioridade penal para 14 anos

O projeto de lei do novo Código Penal Juvenil da Argentina foi aprovado pela Câmara dos Deputados em sessão extraordinária na quinta-feira (12/2)....

VÍDEO: Mãe de crianças mortas por pai em Itumbiara deixa enterro mais cedo após sofrer ameaças no cemitério

A mãe dos dois meninos baleados pelo pai, Thales Machado, o secretário de Governo de Itumbiara, precisou deixar o velório do filho mais...

Suspeito de matar estudante de psicologia é preso em Minas Gerais

A Polícia Militar prendeu Italo Jefferson da Silva, 43 anos, na tarde desta quinta-feira, em Carmo do Cajuru, Minas Gerais. O suspeito é...