O cineasta Kleber Mendonça Filho foi anunciado como o vencedor do prêmio de Direção do Critics Choice Awards, uma das mais renomadas associações de críticos de cinema na América do Norte. A honraria é em reconhecimento ao seu trabalho no filme “O Agente Secreto”. O anúncio ocorreu através das redes sociais do Critics Choice na última quarta-feira, dia 17 de setembro. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 24 de outubro, durante a quarta edição do Critics Choice Celebration of Latino Cinema and Television, um evento voltado para a valorização da produção audiovisual latino-americana e seus descendentes.

O comunicado destacou que Kleber não é o único a ser reconhecido. Outras figuras importantes da cena latina, como a atriz America Ferrera, e os atores Oscar Isaac, Anthony Ramos e Gabriel Luna também serão homenageados.

Este prêmio se junta a uma série de conquistas já acumuladas por “O Agente Secreto”. O longa foi premiado com o troféu de Melhor Diretor no 78º Festival de Cannes, além de receber o Prêmio FIPRESCI da Crítica Internacional. A homenagem representa mais um passo importante para o filme na corrida pelo Oscar 2026, tendo sido escolhido para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional.

A obra, que se passa durante a ditadura militar brasileira, segue a história de Marcelo, interpretado por Wagner Moura, um especialista em tecnologia que busca um paz, mas descobre que sua cidade natal, Recife, está longe de ser um refúgio.

Nos Estados Unidos, a produção já é vista como uma forte candidata a várias categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Internacional. Em um tweet, os Critics Choice parabenizaram Kleber Mendonça Filho, exaltando sua direção na produção.

O filme, com recepção positiva da crítica internacional, também teve o reconhecimento de conquistar dois prêmios no Festival de Cannes, reforçando sua relevância e potencial na temporada de premiações.

E você, o que pensa sobre o trabalho de Kleber Mendonça Filho e “O Agente Secreto”? Deixe sua opinião nos comentários!