O dólar tem rondado o valor de R$ 5,30, mesmo com os problemas fiscais do Brasil e tarifas de 50% impostas por Donald Trump. É um erro acreditar que essa queda se deve a ações governamentais. Na verdade, a moeda americana tem diminuído seu valor frente a várias outras moedas.
O principal motivo para essa queda é a diminuição da taxa de juros nos Estados Unidos, que pode ter novos cortes ainda neste ano. Isso faz com que o retorno da renda fixa americana fique menos atrativo, fazendo com que os investidores busquem melhores oportunidades em outros mercados, como o brasileiro.
No Brasil, a taxa Selic está em 15% ao ano, tornando o país atrativo para investimentos em renda fixa. Esse cenário, conhecido como “carry trade”, resulta em uma maior entrada de dólares, que valoriza o real.
Além das taxas de juros, as expectativas econômicas exercem um papel significativo na cotação entre as moedas. Se o governo cortasse gastos, poderia haver uma desvalorização ainda maior do dólar, podendo este ficar abaixo de R$ 5,00.
Agora que você conhece as razões por trás das flutuações do dólar, o que pensa sobre a atuação do governo? Suas estratégias estão alinhadas com o que a economia precisa? Comente suas opiniões!
Facebook Comments