A Venezuela deu início a exercícios militares na ilha La Orchila, localizada ao norte do país. A decisão foi anunciada pelo ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, e surge como reação ao envio de navios de guerra dos Estados Unidos para a região do Caribe. Segundo o governo de Nicolás Maduro, a presença militar americana representa um “cerco” e uma “ameaça”.
Padrino López afirmou que a Venezuela está se preparando para se defender e mencionou a utilização de drones armados, drones de vigilância e ações de guerra eletrônica. Ele destacou que essa resposta surge diante da “voz ameaçadora” dos Estados Unidos.
A televisão pública venezuelana divulgou imagens de embarcações anfíbias e navios de guerra mobilizados em La Orchila, onde fica uma base da Marinha do país. Recentemente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que três barcos supostamente venezuelanos, envolvidos no tráfico de drogas, foram neutralizados em águas caribenhas.
Os exercícios militares, que durarão três dias, contam com a participação de 12 navios, 22 aeronaves e 20 embarcações menores da “Milícia especial naval”. La Orchila possui uma área de 43 quilômetros quadrados e está a 97 milhas náuticas de La Guaira, um ponto importante para a interação entre os dois países. Padrino López comentou que a Venezuela está intensificando sua preparação operacional para o Caribe.
Esse cenário tenso entre a Venezuela e os Estados Unidos evidencia a complexidade das relações entre os países na região. E você, o que pensa sobre essa situação? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!
Facebook Comments