Brasil tem seis filmes em competição no Festival de Cinema de Biarritz

Publicado:

Todos os anos, Biarritz, no litoral sudoeste da França, se torna um ponto de encontro para atores, diretores e amantes do cinema latino-americano. De sábado (20/9) a sexta-feira (26/9), o tradicional Cassino à beira-mar será o palco da 34ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano, com exibições, encontros acadêmicos e shows.

Nesta edição, o Brasil participa com seis filmes em competição, além de pré-estreias e sessões especiais. O grande homenageado deste ano é o cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho.

O festival deste ano irá explorar o tema das migrações, tanto na seleção dos filmes quanto nos encontros com o público. Kleber Mendonça Filho, conhecido por obras como Retratos Fantasmas (2023), Bacurau (2019) e Aquarius (2016), apresentará seu novo filme O Agente Secreto (2025) na sessão de abertura, uma história ambientada no Brasil de 1977.

A narrativa acompanha Marcelo, um homem que, fugindo de um passado doloroso, chega ao Recife durante o Carnaval. Kleber Mendonça será agraciado com o “Abraço de Honra” do festival em reconhecimento ao seu trabalho.

Na competição de longa-metragem de ficção, o Brasil competirá com duas produções. A primeira é A Melhor Mãe do Mundo, de Anna Muylaert, que conta a história de Gal, uma catadora de lixo que busca escapar de um marido abusivo, transformando a fuga em uma aventura com seus filhos.

O longa As Vitrines, de Flavia Castro, também fará sua pré-estreia mundial em Biarritz. O filme se passa no Chile, em 1973, e retrata a vida de crianças que se refugiam na embaixada argentina após o golpe de Augusto Pinochet.

Na categoria documentário, o Brasil é representado pela coprodução franco-brasileira Copan, dirigida por Carine Wallauer. O filme oferece um retrato da rotina no famoso edifício em São Paulo, onde convivem moradores de diferentes perfis sociais, mostrando um país afetado por corrupção e desafios democráticos.

Outra produção é Hora do Recreio, de Lúcia Murat, que mistura documentário e ficção para discutir temas educacionais no Brasil. Através de experiências familiares, estudantes abordam questões como violência e racismo.

Na competição de curtas-metragens, mais dois filmes nacionais estão na disputa: Presépio, que narra a vida de Dejair, um ex-combatente da resistência à ditadura militar, e Samba Infinito, que acompanha Ângelo nos cortejos de Carnaval no Rio de Janeiro, contando com Gilberto Gil no elenco.

O Festival de Cinema de Biarritz promete ser um espaço vibrante para celebrar e refletir sobre as narrativas latino-americanas. O que você acha das produções brasileiras em destaque? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Manifestação contra “PEC da Blindagem” no Rio de Janeiro terá trio elétrico com Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil

O próximo domingo (21) promete ser agitado em várias capitais do Brasil, com uma manifestação popular contra a “PEC da Blindagem”. No Rio...

Três homens são presos em SC suspeitos de matar idosa brasileira na Argentina

Três homens foram detidos em São Miguel do Oeste, no oeste de Santa Catarina, por serem suspeitos do assassinato de Deomira Conci, de...

Polícia investiga professor suspeito de abusar de 5 mulheres no RS

Conrado Paulino da Rosa, advogado e professor do curso de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), está sendo investigado pela...