Irã suspenderá cooperação com órgão nuclear se sanções da ONU forem restabelecidas

Publicado:

O Irã anunciou que vai suspender a cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) caso as sanções da ONU sejam efetivamente restabelecidas. A advertência foi feita neste sábado, após o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovar a medida a pedido da França, do Reino Unido e da Alemanha.

O Conselho de Segurança da ONU decidiu, na sexta-feira, restabelecer as sanções internacionais contra o Irã por conta de seu programa nuclear, com uma data limite até 28 de setembro. A declaração do Conselho Superior de Segurança Nacional do Irã argumenta que, apesar dos esforços para cooperar com a AIEA, as ações dos países europeus têm dificultado esse caminho.

Desde julho, um projeto de lei aprovado pelo Parlamento já havia levado o Irã a suspender a cooperação com a AIEA, após um ataque de Israel em território iraniano. O governo do Irã criticou a AIEA por não ter se manifestado contra os ataques israelenses e, em sequência, os norte-americanos, que visaram suas instalações nucleares.

No entanto, em setembro, o Irã havia retornado à mesa de negociações, estabelecendo um novo marco para a cooperação com a AIEA. A aprovação das sanções na última sexta-feira reacende tensões que poderão afetar as relações no cenário internacional. A decisão ainda pode ser revertida antes do prazo final em 28 de setembro.

O tema é complexo e pode gerar reações significativas na região e no mundo. O que você acha das ações do Irã e das respostas da ONU? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milei realizará reunião bilateral com Trump na terça

Na próxima terça-feira, 23 de setembro, o presidente argentino, Javier Milei, terá uma reunião bilateral com Donald Trump em Nova York. Este encontro...

Novos ataques de Israel em Gaza matam ao menos 14 pessoas

Na madrugada deste sábado (20), ataques israelenses na cidade de Gaza resultaram na morte de pelo menos 14 pessoas, de acordo com informações...

Hamas publica fotos de reféns e diz que ofensiva é perigosa para sequestrados

Neste sábado, o braço armado do Hamas publicou uma série de fotos de reféns para transmitir uma mensagem de "despedida". O...