Irã suspenderá cooperação com órgão nuclear se sanções da ONU forem restabelecidas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Irã anunciou que vai suspender a cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) caso as sanções da ONU sejam efetivamente restabelecidas. A advertência foi feita neste sábado, após o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovar a medida a pedido da França, do Reino Unido e da Alemanha.

O Conselho de Segurança da ONU decidiu, na sexta-feira, restabelecer as sanções internacionais contra o Irã por conta de seu programa nuclear, com uma data limite até 28 de setembro. A declaração do Conselho Superior de Segurança Nacional do Irã argumenta que, apesar dos esforços para cooperar com a AIEA, as ações dos países europeus têm dificultado esse caminho.

Desde julho, um projeto de lei aprovado pelo Parlamento já havia levado o Irã a suspender a cooperação com a AIEA, após um ataque de Israel em território iraniano. O governo do Irã criticou a AIEA por não ter se manifestado contra os ataques israelenses e, em sequência, os norte-americanos, que visaram suas instalações nucleares.

No entanto, em setembro, o Irã havia retornado à mesa de negociações, estabelecendo um novo marco para a cooperação com a AIEA. A aprovação das sanções na última sexta-feira reacende tensões que poderão afetar as relações no cenário internacional. A decisão ainda pode ser revertida antes do prazo final em 28 de setembro.

O tema é complexo e pode gerar reações significativas na região e no mundo. O que você acha das ações do Irã e das respostas da ONU? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

China conclui manobras militares em Taiwan

China conclui manobras militares em Taiwan; Beijing afirma ter testado capacidades de operações conjuntas A China encerrou nesta quarta-feira dois dias de exercícios militares...

‘Acordo de paz está 90% pronto, restam 10%’, diz Zelensky

Meta descrição: Zelensky afirma que o acordo de paz com a Rússia está 90% pronto, restando 10% para definir detalhes críticos. O novo...

Trump vai retirar Guarda Nacional de Chicago, Portland e Los Angeles

O presidente Donald Trump anunciou que vai retirar as tropas da Guarda Nacional de Chicago, Los Angeles e Portland, encerrando a mobilização iniciada...