Trump anuncia nova reunião com Xi e fala em ‘avanços’ na negociação sobre TikTok

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na última sexta-feira, 19 de setembro, o presidente Donald Trump revelou que terá uma nova reunião com o líder chinês, Xi Jinping. O anuncio ocorreu após uma conversa telefônica entre eles, onde Trump afirmou que houve “avanços” em relação às negociações sobre o TikTok, plataforma que tem sido objeto de intensa disputa entre os dois países. Durante o diálogo, Xi pediu que a questão da propriedade do TikTok nos Estados Unidos seja resolvida seguindo as “regras do mercado”.

Trump descreveu a conversa como “muito produtiva” e afirmou que discutiram temas como comércio, a guerra na Ucrânia e o tráfico de fentanil, uma droga que tem afetado seriamente a população americana. Ambos os líderes se encontrarão na cúpula dos países da Ásia e do Pacífico (Apec), que acontecerá na Coreia do Sul no final de outubro. Trump planeja viajar para a China no início do próximo ano e mencionou que Xi virá aos Estados Unidos em um momento apropriado.

O presidente chinês também considerou a ligação “positiva e construtiva”, ressaltando a importância de evitar restrições unilaterais no comércio. Isso é importante para não comprometer os progressos feitos nos diferentes ciclos de negociações, segundo reportagens da CCTV e da agência Xinhua.

Após a conversa, Trump se manifestou em um evento no Salão Oval, mencionando que Xi “aprovou” um acordo, mas destacou que ainda é necessário formalizá-lo. Até o momento, a China não confirmou a existência de tal acordo.

Esta foi a segunda conversa entre Trump e Xi desde que o presidente tomou posse em janeiro, e a terceira no ano. Em 5 de junho, Trump mencionou um convite de Xi para visitar a China, além de ter proposto uma visita do líder chinês aos Estados Unidos.

O que você acha das negociações entre Trump e Xi sobre o TikTok? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Crise no Irã: Entenda por que os iranianos estão indo às ruas em manifestações que já mataram cerca de 500 pessoas?

As manifestações no Irã se espalharam para 25 províncias das 31 do país, nas maiores desde 2022, quando Mahsa Amini foi presa. Os...

Número de mortos em protestos no Irã passa dos 500

Meta descrição: O começo de 2026 traz protestos no Irã com 538 mortos e 10.600 detidos, internet bloqueada e tensões entre o governo,...

Governo sírio retoma controle de Aleppo

O governo sírio retomou o controle de Aleppo, no norte do país, após dias de confrontos entre forças governamentais e combatentes curdos em...