Jerônimo convoca população para ato contra PEC da Blindagem em Salvador

Publicado:


MANIFESTAÇÃO

Mobilização ocorre neste domingo, 21, em várias cidades do país; ato em Salvador está marcado para às 9h

Andrêzza Moura

Governador Jerônimo Rodrigues convoca população para ato na Barra

Governador Jerônimo Rodrigues convoca população para ato na Barra –

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, usou seu Instagram para convocar os moradores a participar de um ato público contra as Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que estão em tramitação no Congresso Nacional. Em sua mensagem, ele destacou: “Não à anistia e não à PEC da Blindagem. O Brasil precisa fortalecer sua democracia e sua soberania”. O ato ocorrerá em diversas cidades do país neste domingo, 21.

A mobilização tem como objetivo combater a PEC da Blindagem, que cria privilégios para políticos e pode levar à impunidade. Além disso, a proposta inclui uma anistia que beneficiaria pessoas envolvidas nos atos de vandalismo contra o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) ocorridos em 8 de janeiro de 2023.

Tudo sobre Política em primeira mão!

Esses atos foram cometidos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em Salvador, a manifestação está agendada para às 9h, no Cristo da Barra, com a presença da cantora Daniela Mercury, que irá comandar o ato de cima do trio elétrico.

Rodrigues enfatizou a urgência de fortalecer a democracia no Brasil, afirmando: “Vamos caminhar juntos em defesa da soberania e nossa independência plena”.

Entenda as PECs

A PEC da Blindagem está atualmente em análise no Senado Federal, após ter sido aprovada pela Câmara dos Deputados. Essa proposta altera as regras constitucionais, dificultando a responsabilização criminal de parlamentares e exigindo autorização prévia do Legislativo para processos e prisões. Essa medida tem gerado ampla crítica por enfraquecer o combate à corrupção e comprometer a independência dos Poderes.

Por sua vez, a proposta de anistia foi promulgada em 2024, concedendo perdão a políticos e manifestantes envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Embora aprovada, essa medida continua a gerar protestos em diversos setores, sendo vista como um ataque à justiça e à memória dos ataques às instituições.

O tema desperta discussões importantes. O que você pensa sobre isso? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Frente fria traz risco de tempestades para a maior parte de São Paulo neste sábado

São Paulo está sob um alerta laranja para chuvas intensas neste sábado (18). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o aviso para...

Acidente com ônibus deixa ao menos 13 mortos no Agreste de Pernambuco

Uma tragédia nas estradas do Agreste de Pernambuco resultou na morte de pelo menos 13 pessoas na noite de sexta-feira, 17 de outubro....

Polícia Federal faz operação em Santos contra ameaças de massacre na Unifesp

A Polícia Federal (PF) está executando, nesta sexta-feira (17), mandados de busca e apreensão em Santos, em resposta a ameaças à Universidade Federal...