Trump: morte de Charlie Kirk é “ataque aos ideais conservadores”

Publicado:

O presidente dos EUA, Donald Trump, se pronunciou no domingo (21/9) durante o velório do ativista conservador Charlie Kirk. Ele encerrou a cerimônia, que atraiu mais de 100 mil pessoas no State Farm Stadium, em Glendale, Arizona, e descreveu o assassinato de Kirk como um ataque aos ideais conservadores.

Em seu discurso, Trump chamou o suposto assassino de Kirk de “monstro radicalizado e de sangue frio”. O presidente lembrou a trajetória do ativista, lamentando a perda de uma das “luzes mais brilhantes do seu tempo”. Segundo ele, Kirk foi brutalmente assassinado por defender a liberdade, a justiça e o bom senso.

Trump fez uma comparação entre ele e Kirk, ressaltando que, enquanto o ativista não odiava seus opositores, ele mesmo tem dificuldade em ter empatia. “Charlie era um missionário com um espírito nobre. Ele queria o melhor para seus oponentes. Eu discordei dele nesse ponto. Eu não quero o melhor para eles”, disse Trump.

O presidente também mencionou a necessidade de reprimir o crime em Chicago, cidade onde Kirk cresceu, utilizando como exemplo as ações tomadas em Washington D.C. para restaurar a ordem.

“Estou muito orgulhoso de Washington, D.C., e agora vamos para Memphis, e resolveremos isso rapidamente. Então, vamos para Chicago, sempre com Charlie em mente”, declarou Trump.

Além disso, Trump aproveitou a ocasião para anunciar que fará um pronunciamento importante sobre o autismo na próxima segunda-feira (22/9), que ele acredita ser uma das coletivas mais significativas que já teve.

Quem era Charlie Kirk

Charlie Kirk foi uma figura central no conservadorismo americano, fundador da Turning Point USA, uma organização que mobiliza jovens em escolas e universidades. Sua influência foi notável durante a campanha presidencial de Trump, sendo fundamental para atrair votos do público jovem.

Quando soube do ataque a Kirk, Trump publicou nas redes sociais: “Todos devemos rezar por Charlie Kirk, que foi baleado. Um cara incrível, do começo ao fim. QUE DEUS O ABENÇOE!”. Sua organização cresceu de forma impressionante, passando de US$ 4,3 milhões em 2016 para US$ 92,4 milhões em 2023.

Kirk também tinha conexões profundas com Trump e sua família, tendo participado de eventos importantes e contribuído nas campanhas, como a de “Estudantes com Trump”, além de atuar na escolha de J.D. Vance como parceiro de chapa do presidente para 2024.

E você, o que pensa sobre a influência de figuras como Charlie Kirk no cenário político atual? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovem de Lajedão é encontrado enforcado em presídio de MG; colega de cela confessa o crime

Publicado: 21 Setembro 2025 Em Lajedão, na Bahia, a tragédia ganhou destaque após um jovem de 20 anos, identificado como Kaique de Jesus Gomes,...

PM recupera veículos roubados, apreende drogas e prende suspeitos em ações em Salvador e Lauro de Freitas

Neste sábado (20), o Batalhão Apolo da Polícia Militar realizou uma série de operações que resultaram na recuperação de cinco veículos e na...

The White Lotus: veja os destinos cotados da nova temporada na França

A série The White Lotus, sucesso da HBO, continua a conquistar públicos e críticos. Criada por Mike White, a produção combina drama e...