Tylenol e autismo: saiba se existe relação entre remédio e transtorno

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, levantou um assunto polêmico ao afirmar que o uso de Tylenol (paracetamol) por gestantes poderia estar relacionado ao autismo em crianças. Ele comentou que o FDA, a agência reguladora nos EUA, deve aconselhar médicos a recomendar o não uso do remédio a menos que seja “clinicamente necessário”.

Pesquisas sobre a ligação entre paracetamol e autismo têm resultado em conclusões inconclusivas. Embora algumas estudadas feitas tenham identificado uma possível relação, elas não conseguem provar que o medicamento é a causa do transtorno. O uso do analgésico pode, na verdade, apontar para outras condições de saúde na mãe.

Os especialistas acreditam que o autismo tem uma origem multifatorial, envolvendo tanto fatores genéticos quanto ambientais que juntos causam os sintomas do transtorno.

O paracetamol é amplamente considerado seguro para gestantes e é o analgésico mais indicado durante a gravidez. No entanto, doses elevadas devem ser evitadas por conta do risco de problemas no fígado. A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) enfatiza que não há evidências conclusivas que relacionem o uso do medicamento com o autismo.

“Alguns estudos mostram associações estatísticas, mas sem comprovar relação de causa e efeito. Pesquisas mais robustas não confirmam aumento significativo do risco. É importante lembrar que o uso responsável sob orientação médica é seguro e que tratar febre e dor durante a gravidez é fundamental para a saúde da mãe e do bebê”, afirmou o diretor científico, Agnaldo Lopes da Silva Filho.

Esse tema continua a gerar debate e preocupação entre os moradores e profissionais de saúde. O que você pensa sobre essas alegações? Sua opinião é bem-vinda nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Guarda Civil faz plantão na praia do Porto da Barra após proibição de colocação antecipada de kits praia

Porto da Barra tem nova lei que regula uso de kits de praia Equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e da Guarda...

Scott Adams, criador do quadrinho ‘Dilbert’, morre aos 68 anos

Scott Adams, criador da tirinha Dilbert, faleceu na terça-feira, 13 de janeiro de 2026, aos 68 anos, em sua residência em Pleasanton, na...

Ana Castela diz se vai seguir carreira de atriz após novela na Globo

Ana Castela, rainha das paradas sertanejas, trocou os palcos pela televisão. Entre as participações especiais confirmadas em Coração Acelerado, a novela das sete...