Flotilha com ajuda para Gaza denuncia outro ataque com drones

Publicado:

Ativistas pro-palestinos da flotilha a caminho da Faixa de Gaza relataram, na quarta-feira (24), um ataque próximo à costa da Grécia, onde vários drones provocaram explosões em seus barcos. O grupo está em uma missão para entregar ajuda humanitária e romper o bloqueio israelense, após tentativas frustradas em junho e julho. Eles já tinham denunciado ataques de drones anteriores em 9 de setembro, quando estavam perto da Tunísia.

O comunicado da flotilha Global Sumud descreveu “múltiplos drones, objetos não identificados lançados, comunicações bloqueadas e explosões ouvidas a partir de vários barcos”. Ao menos dez explosões foram registradas, causando danos aos barcos. A nota enfatizou que “não nos intimidarão”, vindo de um grupo que conta com a presença de personalidades como a ambientalista sueca Greta Thunberg, a atriz francesa Adèle Haenel e o ativista brasileiro Thiago Ávila.

O deputado polonês Franek Sterczewski, que estava a bordo de um dos barcos, mencionou na rede social X que houve 13 ataques contra os dez barcos do grupo. A ativista Yasemin Acar, de origem curda, afirmou que cinco embarcações foram atacadas. “Só levamos ajuda humanitária. Não temos armas e não representamos uma ameaça”, declarou Acar. Um vídeo divulgado pela flotilha mostra uma explosão filmada de bordo do barco “Spectre”.

Apesar das alegações dos ativistas, a Guarda Costeira grega informou que uma lancha patrulha da Frontex se aproximou de um dos barcos e não encontrou evidências de danos. A porta-voz da força afirmou que os tripulantes mencionaram o incidente, mas não foi possível confirmar sua ocorrências.

A flotilha, que conta com 51 barcos, partiu há algumas semanas de Barcelona com a intenção de entregar ajuda ao povo palestino. O movimento busca “abrir um corredor humanitário e acabar com o genocídio em curso do povo palestino”, no contexto do conflito entre Israel e Hamas. Recentemente, Israel declarara que não permitirá a chegada da flotilha a Gaza.

O que você pensa sobre essa situação? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rússia lançou recorde de mísseis contra a Ucrânia em outubro

A Rússia registrou um aumento alarmante no número de mísseis lançados contra a Ucrânia em outubro de 2025. De acordo com dados fornecidos...

Sob pressão dos EUA, Maduro busca apoio militar de Rússia, China e Irã

Com a crescente pressão dos Estados Unidos e o aumento da presença militar americana no Caribe, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, está...

Presidenta do México pede a Lula apoio para produção de etanol

Em uma conversa por telefone, os presidentes Lula, do Brasil, e Claudia Sheinbaum, do México, discutiram formas de aprofundar a parceria econômica entre...