Flotilha com ajuda para Gaza denuncia outro ataque com drones

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Ativistas pro-palestinos da flotilha a caminho da Faixa de Gaza relataram, na quarta-feira (24), um ataque próximo à costa da Grécia, onde vários drones provocaram explosões em seus barcos. O grupo está em uma missão para entregar ajuda humanitária e romper o bloqueio israelense, após tentativas frustradas em junho e julho. Eles já tinham denunciado ataques de drones anteriores em 9 de setembro, quando estavam perto da Tunísia.

O comunicado da flotilha Global Sumud descreveu “múltiplos drones, objetos não identificados lançados, comunicações bloqueadas e explosões ouvidas a partir de vários barcos”. Ao menos dez explosões foram registradas, causando danos aos barcos. A nota enfatizou que “não nos intimidarão”, vindo de um grupo que conta com a presença de personalidades como a ambientalista sueca Greta Thunberg, a atriz francesa Adèle Haenel e o ativista brasileiro Thiago Ávila.

O deputado polonês Franek Sterczewski, que estava a bordo de um dos barcos, mencionou na rede social X que houve 13 ataques contra os dez barcos do grupo. A ativista Yasemin Acar, de origem curda, afirmou que cinco embarcações foram atacadas. “Só levamos ajuda humanitária. Não temos armas e não representamos uma ameaça”, declarou Acar. Um vídeo divulgado pela flotilha mostra uma explosão filmada de bordo do barco “Spectre”.

Apesar das alegações dos ativistas, a Guarda Costeira grega informou que uma lancha patrulha da Frontex se aproximou de um dos barcos e não encontrou evidências de danos. A porta-voz da força afirmou que os tripulantes mencionaram o incidente, mas não foi possível confirmar sua ocorrências.

A flotilha, que conta com 51 barcos, partiu há algumas semanas de Barcelona com a intenção de entregar ajuda ao povo palestino. O movimento busca “abrir um corredor humanitário e acabar com o genocídio em curso do povo palestino”, no contexto do conflito entre Israel e Hamas. Recentemente, Israel declarara que não permitirá a chegada da flotilha a Gaza.

O que você pensa sobre essa situação? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suspeito de tiroteio em festival judaico na Austrália comparece pela primeira vez ao tribunal

Um homem de 24 anos, Naveed Akram, acusado de matar 15 pessoas em um tiroteio durante um festival judaico na praia de Bondi,...

Rubio reforça apoio a Orbán e assina acordo nuclear em Budapeste

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, manifestou apoio à candidatura de Viktor Orbán à reeleição para um quinto mandato, durante visita...

Governo dos EUA reduz efetivo do ICE em Minnesota

O czar da fronteira dos Estados Unidos, Tom Homan, afirmou em entrevista à CBS que cerca de 1.000 agentes de imigração deixaram a...