Autoridades russas devem parar a guerra ou procurar ‘abrigos antiaéreos’, diz Zelensky

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um aviso direto às autoridades russas: caso a invasão da Ucrânia não seja interrompida, o Kremlin poderá se tornar um alvo militar. Zelensky destacou que os membros do governo da Rússia devem estar cientes de onde encontrar abrigos antiaéreos, pois poderão precisar deles em breve.

Desde o início da invasão em grande escala em 2022, a Rússia ocupou cerca de 20% do território ucraniano e intensificou os ataques a alvos civis e militares. Recentemente, as forças russas atacaram pela primeira vez o complexo governamental em Kiev.

Zelensky reafirmou que a Ucrânia não tem a intenção de atacar civis russos. “Não somos terroristas”, disse ele. Contudo, o presidente expressou a esperança de conseguir armas americanas mais potentes para potencializar as ameaças ao território russo. “Se tivermos armas de longo alcance, vamos usá-las”, afirmou.

O futuro do apoio ocidental à capacidade da Ucrânia de realizar ataques no interior da Rússia é incerto. Países como os Estados Unidos e suas alianças europeias temem que a Rússia responda de maneira severa a esses ataques. Nos últimos tempos, a Ucrânia tem atacado com frequência instalações energéticas russas, e o presidente Zelensky revelou que recebeu autorização de Donald Trump para prosseguir com esses ataques.

Zelensky também comentou sobre a suspensão indefinida das eleições na Ucrânia durante a guerra, garantindo que não tem intenção de permanecer no poder após a paz ser alcançada. “Meu objetivo é terminar a guerra”, concluiu.

Como você vê a situação? Acha que as medidas de Zelensky vão surtir efeito? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Arco do Triunfo é alvo de tentativa de ataque terrorista, diz Macron

O Arco do Triunfo, um dos principais pontos turísticos de Paris, foi alvo de um atentado com faca durante a Cerimônia de Reacendimento...

Brasileira é condenada nos EUA a 10 anos de prisão em caso de duplo homicídio

Meta: Juliana Peres Magalhães, babá brasileira, foi condenada a 10 anos de prisão nos EUA por participação no caso de duplo homicídio ocorrido...

Oposição faz primeira manifestação na Venezuela após queda de Maduro

Milhares de opositores saíram às ruas de Caracas nesta quinta-feira, 12, na primeira manifestação desde a queda do ditador Nicolás Maduro em uma...