Daniela Mercury sai em defesa de Veko Araújo, o “homem do sombreiro” do Cortejo Afro após relatar ataques

Publicado:

A cantora Daniela Mercury se manifestou em apoio a Veko Araújo, conhecido como o “homem do sombreiro” do Cortejo Afro. Em um vídeo nas redes sociais na noite desta quinta-feira, Daniela destacou que a polêmica em torno de Veko foi fomentada pela extrema direita e enfatizou a importância dele para a cultura baiana.

“Estou aqui porque tenho acompanhado de perto a controvérsia criada em relação a Veko. Ele é patrimônio da Bahia e do Bloco Cortejo Afro”, afirmou a cantora.

Ela explicou o significado do sombreiro usado por Veko, ressaltando que o acessório representa resistência. “O sombreiro de Veko simboliza o oposto do que tentaram dizer. Ele recebe os convidados no palco durante ensaios e desfiles. É um símbolo da força da cultura afro-brasileira e da beleza do povo preto. Estar debaixo dele é uma honra, uma bênção de Mãe Santinha de Oyá”, exemplificou Daniela.

A artista também mencionou a relevância de Veko no ato contra a PEC da Blindagem, realizado em Salvador no último domingo. “A presença dele no palco significou que o Cortejo Afro estava presente na manifestação. Ter Veko ali foi extremamente importante para nós e para Salvador”, completou.

Esse apoio de Daniela Mercury reflete a união e a força da cultura afro-brasileira em momentos de adversidade. O que você acha sobre essa situação? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Órgão da ONU de apoio ao desenvolvimento agrícola lança projeto Raízes Agroecológicas em Juazeiro

Em uma cerimônia recente em Juazeiro, o diretor do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) da ONU, Arnoud Hameleers, lançou o...

Forte chuva provoca pontos de alagamento em Ipiaú

Uma chuva intensa atingiu Ipiaú, na Bahia, na tarde deste sábado (25), provocando alagamentos em várias regiões da cidade. Em apenas 30 minutos,...

Vice-prefeito de Feira de Santana tem celular roubado durante engarrafamento na BR-324

O vice-prefeito e secretário de Educação de Feira de Santana, Pablo Roberto, foi vítima de um roubo enquanto estava preso em um engarrafamento...