PF mira quadrilha de caixas eletrônicos que enganava clientes da Caixa

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (25/9) a Operação Retentor, direcionada para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias. O foco do golpe era a retenção de cartões em caixas eletrônicos.

Os criminosos instalavam dispositivos nos terminais para impedir que os clientes recuperassem seus cartões. Desorientadas, as vítimas eram induzidas a ligar para números de falsas centrais de atendimento, onde criminosos se passavam por funcionários bancários e conseguiam as senhas.

Após obter as senhas, os golpistas recolhiam os cartões e realizavam saques, transferências para “laranjas” ou compras em maquinetas conectadas ao próprio esquema. As investigações indicam que a quadrilha atuava desde maio de 2024, estando envolvida em 22 crimes já consumados nos estados do Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe, com um prejuízo estimado de R$ 171 mil a clientes da Caixa Econômica Federal.

As investigações apontam que a quadrilha atuava desde maio de 2024, causando um prejuízo estimado em R$ 171 mil a clientes da Caixa Econômica Federal.

Na operação desta quinta, a PF cumpriu cinco mandados de prisão preventiva: um em Parnamirim (RN), dois em residências de Natal e dois na cadeia pública de Natal, onde parte dos suspeitos já estava presa desde abril de 2025. Uma mulher também foi detida, e celulares foram apreendidos durante a operação.

Os envolvidos responderão pelos crimes de furto qualificado mediante fraude e organização criminosa.

O que você acha sobre essa situação? Tem alguma experiência para compartilhar ou uma opinião sobre a segurança em caixas eletrônicos? Deixe seu comentário!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calorão em SP eleva alerta contra o câncer de pele. Veja como prevenir

As altas temperaturas em São Paulo nos últimos dias reforçam a necessidade de proteção solar. No Natal, a capital registrou 35,9 °C às...

Incêndio atinge colégio de 120 anos em Santa Maria (RS)

Incêndio atinge o Colégio Marista em Santa Maria, RS; sem feridos e com investigação em curso Um incêndio de grandes proporções atingiu, nesta sexta-feira...

Homem é preso por invadir e furtar comércios e até igrejas no interior

Polícia Militar prende suspeito de furtos em Juquiá, SP. Na última terça-feira (23/12), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de invadir e...