Salvador recebe a 1ª edição do Seminário Internacional de Turismo Sustentável no Nordeste

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Instituto de Turismo Sustentável (INTUS) anunciou que Salvador será a cidade anfitriã da quarta edição do Seminário Internacional de Turismo Sustentável (SITUS) no dia 31 de março de 2026. Com o tema “Preservar é Prosperar”, o evento reunirá líderes, moradores e empreendedores para discutir como a preservação cultural e do patrimônio histórico pode impulsionar o desenvolvimento.

O anuncio ocorreu durante o III Congresso Internacional de Turismo Sustentável, realizado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O SITUS Nordeste tem como objetivo destacar as muitas histórias e riquezas da região, que ainda precisam ser contadas e valorizadas globalmente.

O INTUS fará a ligação entre o patrimônio único do Brasil e a inovação internacional, conectando o país a diversas redes e startups ao redor do mundo. Isso transformará a identidade em prosperidade, destacando roteiros sustentáveis e colocando o Brasil em evidência no mapa do turismo global. Para Ricardo Carvalho, presidente do INTUS, essa edição em Salvador será uma ótima oportunidade para a troca de ideias e apresentação de projetos.

“Queremos mostrar que o nordeste tem muito mais a oferecer do que apenas os cartões-postais. Pretendemos destacar os tesouros de cada região, fazendo com que se tornem protagonistas das mudanças. Esperamos que o SITUS seja um importante caminho para isso”, enfatiza Carvalho.

Como primeira capital do Brasil e símbolo da diversidade cultural, Salvador será o palco de debates estratégicos e experiências que visam inspirar novos modelos de desenvolvimento. A quarta edição do SITUS conta com o apoio da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).

“Salvador respira história, natureza e diversidade cultural. Receber um evento internacional como o SITUS é uma oportunidade valiosa para mostrar ao mundo que é possível conciliar preservação ambiental, valorização do patrimônio e desenvolvimento econômico sustentável. Vamos destacar nossas boas práticas e aprender com experiências de outras regiões. O turismo do futuro deve respeitar o meio ambiente e a identidade local, e Salvador está pronta para liderar este caminho no Nordeste”, conclui Ivan Euler, secretário do Secis.

Gostou das novidades sobre o seminário? Deixe sua opinião nos comentários e vamos trocar ideias sobre como podemos contribuir para um turismo mais sustentável.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carnaval de SP: veja ordem e horário dos desfiles das escolas de samba. Vídeo

Carnaval 2026 em São Paulo: desfiles no Sambódromo do Anhembi, datas e horários Meta description: Confira as datas, grupos e horários dos desfiles do...

Mulher cúmplice de piloto preso por pedofilia deu golpe em tia doente

Uma operação da Polícia Civil, deflagrada pelo DHPP, prendeu Simone da Silva, 42 anos, suspeita de integrar uma rede de pedofilia que teria...

Isaac Edington destaca fortalecimento do pré-Carnaval e celebra realização do Habeas Copos no Circuito Sérgio Bezerra

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, destacou o fortalecimento da programação do pré-Carnaval de Salvador e a valorização das manifestações...