Flamengo entra em conflito com times da Libra por cotas de TV. Entenda

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Flamengo gerou polêmica ao entrar com uma ação judicial que resultou em uma liminar, bloqueando o repasse de R$ 77 milhões em direitos de transmissão do Brasileirão. A decisão foi dada na última sexta-feira (26/9), provocando uma reação imediata de outros clubes que pertencem à Libra (Liga do Futebol Brasileiro), que publicaram um comunicado em repúdio no sábado (27/9).

Além do Flamengo, outros 14 clubes fazem parte da Libra, entre eles Palmeiras, Bragantino, São Paulo, e Santos. Os times se manifestaram nas redes sociais, manifestando sua oposição à medida do Flamengo.

Times como Atlético-MG, Grêmio e Vitória também criticaram a atitude do Flamengo. A Libra se posicionou contra a ação, alegando que o clube carioca busca favorecer interesses pessoais.

O Palmeiras descreveu a atitude do Flamengo como “predatória” e que busca “asfixiar financeiramente” os outros clubes. Por sua vez, o São Paulo afirmou que essa postura não condiz com a “história grandiosa” do Flamengo e que visa prejudicar financeiramente o futebol nacional.

Em sua defesa, o Flamengo alegou que sofreu prejuízo com o contrato assinado em 2024, que definiu as regras de repasse. O clube informou que tentou uma solução amigável antes de recorrer à Justiça e aceitou ceder em alguns aspectos.

Contexto do Conflito

A liminar obtida pelo Flamengo no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro impede a distribuição de parte das receitas de TV a outros clubes da Libra. O Flamengo argumenta que o contrato de 2024 prejudica seu potencial de geração de receita, pois foi assinado sob a gestão anterior e não atende às suas demandas.

O contrato estabelece a divisão de 40% das receitas de forma igualitária entre os clubes e outros 30% conforme a audiência. Os 30% restantes dependem da classificação no campeonato.

Nota do Flamengo: O clube destacou que a aprovação do critério de divisão requer unanimidade e que as mudanças propostas o prejudicam além da conta.

Reações dos Clubes:

Clubes como Palmeiras, São Paulo e Santos emitiram notas de repúdio à atitude do Flamengo, enfatizando que a ação prejudica todo o ecossistema do futebol brasileiro e que as mudanças não refletem o espírito de colaboração que deve existir entre os clubes.

Com a situação ainda em andamento, a expectativa fica sobre como a Justiça do Rio de Janeiro irá avaliar as ações do Flamengo. A busca por uma solução que leve em conta a colaboração entre os clubes é essencial para o futuro do futebol brasileiro.

E você, o que acha dessa situação? Acha que o Flamengo tem razão na sua reclamação ou a postura dos outros clubes é mais válida? Compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem joga artefato explosivo contra espaço de umbanda em São Paulo

Um homem lançou um artefato explosivo contra um espaço de umbanda em Bauru, no interior de São Paulo, pela manhã de quarta-feira (3/12)....

Congresso aprova MP do licenciamento ambiental incluindo dispositivos vetados por Lula

1) O Senado aprovou a Medida Provisória 1308/25, que cria a licença ambiental especial (LAE) para empreendimentos considerados estratégicos pelo governo federal. A...