Moradores protestam em defesa do Vale Encantado e líder do governo assegura que emenda na Louos não passou na CMS

Publicado:

Preocupados com a possível redução da área de conservação do Vale Encantado, moradores de Alphaville e região realizaram um protesto na Avenida Pinto de Aguiar, em Patamares, Salvador. O ato ocorreu na manhã deste domingo (28), após a aprovação da Lei de Uso e Ordenamento do Solo (Louos) e da alteração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) pela Câmara Municipal de Salvador (CMS) na última quarta-feira (24).

A Louos recebeu uma emenda que poderia modificar os limites da Área de Proteção Ambiental (APA) do Vale Encantado, visando a implementação de um novo sistema viário. No entanto, devido à agilidade da sessão na CMS, ainda não havia confirmação se a alteração havia sido aprovada. Em entrevista ao Bahia Notícias, o líder do governo na Câmara, vereador Kiki Bispo (União), assegurou que a emenda não foi aceita pelos vereadores.

“A emenda que estava sugerindo alterar a vida do Vale Encantado não passou. Podem ficar tranquilos. Quem está falando aqui é o líder do governo, Kiki Bispo, que está aqui deixando vocês tranquilos, a questão do Vale Encantado não passou”, esclareceu Kiki.

O protesto deste domingo, organizado pelo coletivo SOS Vale Encantado, também solicitou a assinatura do Decreto de Criação do Refúgio de Vida Silvestre do Vale Encantado.

A SESSÃO DA CMS
Na quarta-feira passada, os vereadores aprovaram quatro projetos do Executivo, incluindo a atualização da Louos e do PDDU. De acordo com Kiki Bispo, as alterações têm caráter emergencial e visam atender regiões que precisam de investimentos.

“Foram votados dispositivos que visam aperfeiçoar algumas regiões, como Valéria, que amplia o polo industrial daquela área. Temos a demanda do PDDU, que será tratada de forma mais abrangente, mas neste momento havia a necessidade de permitir os investimentos e o aporte de recursos em locais que exigiam maior urgência”, afirmou.

Quando questionado sobre os impactos ambientais, o vereador garantiu que as emendas aprovadas preservam áreas sensíveis. “As emendas ampliam a proteção do Vale Encantado. Se houver algum ponto em desacordo, tenho certeza de que o prefeito poderá analisar e vetar posteriormente”, concluiu.

O debate sobre a preservação do Vale Encantado continua. O que você acha sobre as recentes decisões da Câmara? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festival celebra cultura latino-americana em São Paulo neste domingo

O Largo do Arouche, em São Paulo, será palco neste domingo, a partir das 11h, do Festival Integração Cultural dos Povos da América...

Morre Paul Roberts, coreógrafo do One Direction, aos 52 anos

Paul Roberts, renomado coreógrafo britânico, faleceu no último sábado, 27 de...