‘Não me importo’, diz Gustavo Petro após ter visto revogado pelos Estados Unidos

Publicado:

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, manifestou seu descontentamento após os Estados Unidos revogarem seu visto. A decisão foi anunciada um dia depois de ele participar de uma manifestação em Nova York, onde fez um discurso a favor da Palestina durante a Assembleia Geral da ONU.

O Departamento de Estado dos EUA afirmou que a revogação do visto se deu em razão de Petro, segundo eles, incitar a violência ao sugerir que militares americanos desobedecessem ordens do presidente Donald Trump. “Revogaremos seu visto devido aos seus atos imprudentes e incendiários”, foi a declaração oficial.

No protesto, Petro usou um megafone e pediu a criação de “uma força armada mundial maior que a dos Estados Unidos” para libertar os palestinos. Ele também fez um apelo aos militares americanos para que não apontassem armas contra a humanidade e desobedecessem a Trump.

Após a revogação do visto, Petro minimizou a situação em suas redes sociais, afirmando que não se importava, pois possui cidadania europeia e se considera uma pessoa livre no mundo. Ele também denunciou a revogação como uma retaliação por suas críticas ao que considera genocídio em Gaza.

A medida gerou reações no governo da Colômbia. O ministro do Interior, Armando Benedetti, disse que o visto deveria ter sido retirado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em vez de Petro. Segundo Benedetti, Petro é um dos poucos líderes a ousar denunciar o genocídio contra os palestinos.

As tensões entre Bogotá e Washington já estavam em alta desde o retorno de Trump à presidência. Em 2025, Petro bloqueou deportações de imigrantes, o que resultou em ameaças de sanções comerciais. Eventos anteriores incluíram os dois países chamando de volta seus embaixadores após acusações de tentativas de golpe.

Vale lembrar que a última revogação de visto de um presidente colombiano aconteceu em 1996, quando Ernesto Samper foi punido devido a denúncias de financiamento irregular de campanha.

O que você acha dessa situação entre os Estados Unidos e a Colômbia? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lavrov evoca passado nazista para criticar remilitarização da Alemanha e acusa Israel de tentar ‘explodir’ Oriente Médio

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, fez duras críticas à Alemanha e a Israel durante seu discurso na Assembleia Geral...

Tumulto em comício eleitoral de ator deixa ao menos 36 mortos na Índia

Neste sábado, 27 de setembro, um incidente trágico ocorreu em Karur, no estado de Tamil Nadu, durante um comício do ator e político...

Estados Unidos avaliam ataques a traficantes dentro da Venezuela, diz TV

Autoridades militares dos Estados Unidos estão analisando a possibilidade de ataques contra traficantes de drogas na Venezuela. Segundo informações da NBC...