Clubes podem ser excluídos da Copa do Nordeste caso se classifiquem para torneios CONMEBOL em 2026, diz portal

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá divulgar nesta quarta-feira (30) o calendário oficial para a temporada 2026. Este documento deverá trazer mudanças importantes na organização das principais competições do país.

Além da redução dos campeonatos estaduais, é esperada a atualização de competições regionais, como a Copa do Nordeste e a Copa Verde.

Segundo informações do UOL Esporte, clubes que se classificarem para torneios continentais, como a Libertadores e a Sul-Americana, podem ser excluídos dessas competições regionais. Essa mudança visaria aliviar a carga de jogos, afetando, por exemplo, equipes nordestinas que costumam participar da Copa do Nordeste.

A proposta surge em resposta à sobrecarga enfrentada pelas equipes em 2025. O Bahia, por exemplo, participou de seis torneios diferentes na temporada, incluindo o Baianão, a Copa do Nordeste, o Brasileirão, a Copa do Brasil, a Libertadores e a Sul-Americana. Esse acúmulo fez com que a final da competição regional fosse adiada para setembro. Até agora, o Tricolor é o time que mais atuou no mundo em 2025.

Se a mudança se concretizar, Bahia e Ceará sentirão o impacto em 2026, pois ambos estão em posição de disputa por competições internacionais na próxima temporada, sendo os únicos times nordestinos no Brasileirão de 2025 nessa situação.

O que você acha dessas possíveis mudanças? Deixe sua opinião nos comentários e vamos debater sobre o futuro das competições regionais no Brasil!

Facebook Comments

ARTIGOS RELACIONADOS