Congresso em Salvador firma diretrizes para um Brasil mais sustentável rumo à COP30

Publicado:

Nos dias 11 e 12 de setembro de 2025, Salvador foi o cenário de um evento significativo focado na sustentabilidade no Brasil. Durante o 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, líderes dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, além de membros da sociedade civil, academia e setor privado, uniram-se para assinar a Carta de Compromissos. Este documento visa fortalecer a conexão entre direito, sustentabilidade e desenvolvimento.

Este é um momento importante para o Brasil, que se prepara para sediar a COP30. O texto destaca que a COP30 é uma chance histórica para o país exercer uma liderança internacional na agenda climática, transformando princípios em ações concretas.

A Carta aborda pontos essenciais, como a interdependência entre desenvolvimento econômico, justiça social e preservação ambiental. Também enfatiza a responsabilidade intergeracional, a segurança jurídica para facilitar a transição sustentável e o estímulo a fontes renováveis de energia, tecnologias de baixo carbono e eficiência energética. A exploração responsável do gás e a infraestrutura necessária para garantir preços justos e segurança energética são aspectos fundamentais.

Adicionalmente, o documento defende o fortalecimento da participação social, a cooperação federativa e parcerias público-privadas. Incentiva a economia circular e ações que reduzam desigualdades socioambientais, assegurando que povos originários e comunidades vulneráveis sejam contemplados na transição ecológica. A inclusão da sustentabilidade nos currículos escolares e em programas universitários, utilizando arte e comunicação para conscientização ambiental, também é um foco importante.

A Carta de Salvador se estabelece como um marco para alinhar ações e políticas públicas em busca de um Brasil mais justo, próspero e ambientalmente responsável. Para os organizadores do Congresso, a Carta representa um passo decisivo para transformar o debate jurídico em soluções práticas que atendam à urgência das demandas sociais frente à crise climática.

Você concorda com as diretrizes propostas? Quais aspectos você considera mais importantes para avançarmos em direção a um futuro sustentável? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Investidores dizem ter sido enganados por construtora Vitacon na aquisição de imóveis de habitação social em SP

Um grupo de investidores que adquiriu imóveis do programa Habitação de Interesse Social (HIS) da construtora Vitacon, localizado no bairro de Moema, zona...

Inema libera construção de nova ponte na BA-671 em comunidade de Itaju do Colônia, no sul da Bahia

O Governo da Bahia anunciou a liberação para a construção de uma nova ponte na BA-671, ligando Itaju do Colônia à localidade de...

Deslizamento de encosta deixa uma pessoa morta e destrói casas em Arraial d’Ajuda

Na madrugada do último sábado (25), um deslizamento de encosta no bairro São Brás, em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro, resultou na morte de...