Presidente da Conafer é o 2º preso em flagrante na CPMI do INSS

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Carlos Roberto Ferreira Lopes, presidente da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), foi o segundo depoente a ter a prisão em flagrante decretada durante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no INSS. Ele foi acusado de falso testemunho.

As irregularidades no INSS vieram à tona por meio de reportagens do Metrópoles, que começaram a ser publicadas em dezembro de 2023. Em três meses, o portal revelou que a arrecadação das entidades relacionadas ao INSS, a partir de descontos de mensalidades de aposentados, atingiu R$ 2 bilhões em um ano. Nesse período, várias associações enfrentaram milhares de processos por fraudes em suas filiações.

Essas informações levaram a Polícia Federal (PF) a abrir um inquérito e contribuíram para as investigações da Controladoria-Geral da União (CGU). Um total de 38 matérias do Metrópoles foram citadas na representação da PF, que deu origem à Operação Sem Desconto, realizada em 23 de abril, resultando nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Na madrugada desta terça-feira, após o depoimento na CPMI, Carlos Lopes foi preso em flagrante pelo presidente da comissão, Carlos Viana (Podemos-MG). Durante a sessão, Viana declarou: “É um grito na garganta de todos os brasileiros. Em nome dos aposentados, declaro a prisão em flagrante pelo crime de falso testemunho e ordeno que a Polícia Legislativa conduza imediatamente o preso”.

Além disso, na semana passada, o empresário Rubens Oliveira Costa, considerado sócio e “carregador de malas” de Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, também foi preso em flagrante. Ele foi descrito pela Polícia Federal como um facilitador responsável por saques e por enviar propinas a servidores do INSS.

WhatsApp Image 2025 09 23 at 00.40.45

Esse caso tem gerado grande repercussão e levanta questões importantes sobre a integridade do sistema previdenciário no país. O que você pensa sobre essas investigações? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil emite certidão de óbito de pianista morto na Argentina em 1976

A certidão de óbito do pianista brasileiro Francisco Tenório Cerqueira Júnior, conhecido como Tenório Jr., foi emitida pelo 4º Ofício do Gama, no...

Ministério do Esporte cria secretaria para Copa do Mundo de 2027

A Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo de Futebol Feminino foi criada na última semana, por meio de um decreto assinado pelo...

Orçamento aprovado no Congresso deve promover corte de quase R$500 milhões nas universidades federais, aponta entidade

Meta descrição: Cortes de 488 milhões de reais nos recursos destinados às universidades federais em 2026, segundo a Andifes, podem impactar o ensino,...