Carlos Roberto Ferreira Lopes, presidente da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), foi o segundo depoente a ter a prisão em flagrante decretada durante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no INSS. Ele foi acusado de falso testemunho.
As irregularidades no INSS vieram à tona por meio de reportagens do Metrópoles, que começaram a ser publicadas em dezembro de 2023. Em três meses, o portal revelou que a arrecadação das entidades relacionadas ao INSS, a partir de descontos de mensalidades de aposentados, atingiu R$ 2 bilhões em um ano. Nesse período, várias associações enfrentaram milhares de processos por fraudes em suas filiações.
Essas informações levaram a Polícia Federal (PF) a abrir um inquérito e contribuíram para as investigações da Controladoria-Geral da União (CGU). Um total de 38 matérias do Metrópoles foram citadas na representação da PF, que deu origem à Operação Sem Desconto, realizada em 23 de abril, resultando nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Na madrugada desta terça-feira, após o depoimento na CPMI, Carlos Lopes foi preso em flagrante pelo presidente da comissão, Carlos Viana (Podemos-MG). Durante a sessão, Viana declarou: “É um grito na garganta de todos os brasileiros. Em nome dos aposentados, declaro a prisão em flagrante pelo crime de falso testemunho e ordeno que a Polícia Legislativa conduza imediatamente o preso”.
Além disso, na semana passada, o empresário Rubens Oliveira Costa, considerado sócio e “carregador de malas” de Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, também foi preso em flagrante. Ele foi descrito pela Polícia Federal como um facilitador responsável por saques e por enviar propinas a servidores do INSS.

Esse caso tem gerado grande repercussão e levanta questões importantes sobre a integridade do sistema previdenciário no país. O que você pensa sobre essas investigações? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Facebook Comments