Sem acordo no Congresso, começa paralisação no governo Donald Trump

Publicado:

Win McNamee/Getty Images

Donald Trump, presidente dos EUA
1 de 1 Donald Trump, presidente dos EUA – Foto: Win McNamee/Getty Images

O governo federal dos Estados Unidos paralisou à 00h01 desta quarta-feira (1/10). A interrupção ocorre após os democratas não conseguirem um acordo com os republicanos no Congresso e com o presidente Donald Trump para estender o financiamento federal.

Essa paralisação impacta diversas funções governamentais essenciais, incluindo serviços de empréstimo para pequenas empresas, parques nacionais e programas de treinamento para veteranos. Essas atividades ficarão suspensas até que os legisladores aprovem novas verbas.

Ainda assim, os trabalhos essenciais para a segurança nacional continuarão. Entretanto, funcionários, incluindo muitos militares e policiais, não receberão seus salários, conforme reportado pelo jornal The Washington Post.

Este é o primeiro fechamento do governo desde janeiro de 2019 e a quarta interrupção durante os mandatos de Trump. A diferença dessa vez é que autoridades afirmaram que pretendem usar as agências paralisadas como uma forma de reestruturar o Executivo e consolidar o poder sob a presidência.

No X (ex-Twitter), a Casa Branca culpou a oposição pela situação e postou uma imagem de um contador, marcando o que chamaram de “Democrat Shutdown”.

Democrat Shutdown. pic.twitter.com/w5GKHQQDuj

— The White House (@WhiteHouse) October 1, 2025

A paralisação foi provocada pelo bloqueio dos democratas no Senado a um pacote temporário de financiamento que tinha o objetivo de dar mais tempo para os legisladores negociarem os projetos de lei de gastos para o ano.

E você, o que pensa sobre essa situação? Compartilhe suas opiniões e interaja conosco nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Luciano entra para seleta lista de artilheiros do São Paulo. Confira

O atacante Luciano, do São Paulo, fez história ao marcar seu 100º gol pelo clube durante a vitória contra o Bahia. A partida...

Augusto Heleno pede ao STF revisão de multa: “Situação de miséria”

A defesa do general Augusto Heleno, que foi chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo de...

Esposa atualiza estado de motorista de app esfaqueado por passageiro

Elias Alves dos Santos Filho, de 37 anos, permanece internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Ceilândia,...