Desafio online vai levar um brasileiro ao espaço com a Blue Origin

Publicado:

Viagens espaciais que antes eram apenas tema de ficção científica agora fazem parte de um novo mercado. A SERA (Agência de Exploração e Pesquisa Espacial) lançou uma plataforma no Telegram para selecionar passageiros para voar para o espaço com a Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos.

Com o foguete New Shepard, a Blue Origin realiza voos suborbitais, levando os passageiros até a Linha de Kármán, aproximadamente 100 km da Terra. Nessa altitude, os viajantes experienciam alguns minutos de ausência de gravidade e visualizam a curvatura do planeta antes de retornar.

— Space Exploration and Research Agency (@seraspaceage) September 30, 2025

Empresa compra lotação máxima da cápsula de passageiros da Blue Origin

O aplicativo funciona como um bot interativo onde usuários de todo o mundo podem participar de desafios, acumular pontos chamados SpaceDust e interagir entre si. O sistema de pontos ajuda a subir em um ranking, aumentando as chances de ser selecionado. A escolha final será feita por votação em blockchain, o que a SERA afirma ser um método democrático.

Para essa missão, a SERA reservou seis assentos na cápsula, que é a lotação máxima. Desses, cinco lugares são destinados a países parceiros: Brasil, Nigéria, Índia, Indonésia e Tailândia. A sexta vaga está aberta a outros países.

Em junho de 2022, o mineiro Victor Hespanha se tornou o segundo brasileiro a ir ao espaço e o primeiro turista espacial do país. Ele conseguiu seu assento em um sorteio promovido pela Crypto Space Agency, usando criptomoedas e NFTs para financiar voos privados. Em 2024, a empresa se transformou na SERA, com o foco em tornar a exploração espacial acessível a todos.

Victor Hespanha, segundo brasileiro a ir ao espaço
Victor Hespanha, o segundo brasileiro a ir ao espaço, voou com a Blue Origin na primeira parceria da empresa com a SERA. Crédito: Reprodução/Twitter/Crypto Space Agency

Em comunicado, Joshua Skurla, cofundador da SERA, destacou que é a primeira vez que um programa espacial está sob controle das pessoas. Max Crown, presidente da TON Foundation, destacou que este projeto está redefinindo a exploração espacial e tornando-a acessível a uma nova geração.

Crown ressaltou que, ao integrar instantaneamente ao Telegram, a SERA transforma as viagens espaciais de um sonho distante em uma experiência interativa e real. Esse é exatamente o tipo de lançamento que a TON busca promover.

Como concorrer a uma viagem ao espaço

Para baixar o aplicativo e começar a participar, siga estas instruções:

  1. No navegador do seu smartphone, acesse: https://t.me/sera_mission_control_bot/app – você será redirecionado para a página de boas-vindas no Telegram.
  2. Selecione o botão “Getting Started” no final da página. O aplicativo será aberto.
  3. Agora você já pode navegar e participar dos desafios pelo app.

Com o lançamento desse aplicativo, a SERA e a Blue Origin se inserem em um setor em crescente concorrência no turismo espacial. Empresas como SpaceX e Virgin Galactic também estão buscando oferecer experiências diferentes e únicas para os interessados em viajar para o espaço.

katy perry dentro da cpsula
A Blue Origin já levou pessoas famosas ao espaço, como a cantora Katy Perry, que participou de uma missão liderada por Lauren Sanchez, noiva de Jeff Bezos. Crédito: Blue Origin

O universo das viagens espaciais está se tornando cada vez mais acessível. Você se imagina realizando esse sonho? Deixe seus pensamentos nos comentários e vamos conversar sobre isso!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Business AI coloca Meta na corrida para transformar IA em plataforma de compras

Tudo sobre Inteligência Artificial A Meta lançou recentemente o Business AI, um assistente digital voltado para empresas que busca mudar a maneira como os...

Cometa histórico visível por 18 meses ofereceu experiência única

Este mês, os moradores terão a chance de observar dois cometas impressionantes a olho nu. No dia 21, o cometa C/2025 A6 (Lemmon)...

Meta passa a usar conversas com IA para segmentar anúncios

A Meta anunciou que, a partir de 16 de dezembro, suas plataformas, como Facebook e Instagram, integrarão as interações dos usuários...