O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, sancionou na quinta-feira (2) uma nova lei que amplia o prazo de reconvocação de policiais militares e bombeiros da reserva para funções administrativas e de ensino. O tempo, que antes era de quatro anos, agora se estende para seis anos.
Essa mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado e visa aumentar o policiamento nas ruas, permitindo que mais agentes ativos estejam disponíveis para atuar em patrulhamento ostensivo.
Em uma entrevista ao Bahia Notícias, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, explicou que muitos reservistas se aposentaram antes do tempo, mas ainda podem contribuir com a corporação. Atualmente, cerca de 1.400 policiais e bombeiros da reserva já estão em atividade, e um novo edital deverá convocar mais 600 profissionais.
Com a nova lei, o prazo de reconvocação muda para seis anos, sendo os primeiros três anos seguidos da possibilidade de prorrogação por mais três. Segundo Werner, essa atuação em áreas administrativas permite que o efetivo ativo esteja mais presente nas ruas, fortalecendo a segurança no estado.
O governo também destaca que essa iniciativa faz parte das ações para valorizar os servidores públicos, especialmente neste mês dedicado a eles.
O que você acha dessa nova medida? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre como a presença de policiais e bombeiros da reserva pode impactar a segurança na Bahia.
Facebook Comments