TCE-BA inicia auditoria em “Emendas PIX” para rastrear aplicação de recursos federais em municípios

Publicado:

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) começou uma auditoria para verificar a correta aplicação das “emendas PIX”, recursos federais enviados diretamente por parlamentares a estados e municípios, sem convênios ou contratos formais prévio.

Essa iniciativa é parte de uma ação nacional que envolve 29 tribunais de contas, formando uma rede colaborativa para fiscalizar políticas públicas descentralizadas. A auditoria focará nas movimentações financeiras entre 2022 e 2024 e será conduzida pela Secretaria de Controle Externo (Secex) e pela 7ª Coordenadoria de Controle Externo (CCE).

O trabalho de fiscalização incluirá:

  • Análise documental detalhada;
  • Cruzamento intensivo de dados públicos;
  • Inspeções in loco quando necessário.

O foco na fiscalização dessas transferências deve-se à sua natureza simples, similar a uma transferência bancária, que permite maior liberdade para os governos locais usarem os recursos. No entanto, essa flexibilidade gera preocupações. A falta de projetos prévios e a ausência de uma prestação de contas imediata dificultam a rastreabilidade e a eficácia dos gastos.

Segundo Marcus Presidio, presidente do TCE-BA, essa ação é fundamental: “Além de atender às exigências do Supremo Tribunal Federal, os órgãos de controle devem assegurar que esses dispêndios realmente atendam às necessidades dos cidadãos beneficiados.”

Josimeire Leal de Oliveira, gerente de Auditoria do TCE-BA, enfatizou que essa fiscalização é uma oportunidade de analisar um volume significativo de recursos, que impacta diretamente áreas como saúde, educação e infraestrutura. O objetivo é garantir que “o dinheiro público cumpra sua função social”.

E você, o que acha dessa iniciativa? Acredita que a auditoria pode realmente trazer melhorias para a aplicação dos recursos públicos? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Elenco do Itabuna cobra salários atrasados após fim da Série B do Baianão e questiona parceria com Vitória; entenda

Após não conseguir o acesso à elite do futebol baiano, sendo eliminado na semifinal da Série B, o Itabuna enfrenta uma crise financeira...

Sindicato critica BYD por ausência de trabalhadores em inauguração de fábrica em Camaçari

O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim, manifestou descontentamento com a decisão da montadora BYD de liberar os funcionários da...

Após caso em Feira, distribuidoras da Bahia alertam empresas varejistas e bares na compra de bebidas

A Associação dos Agentes de Distribuição da Bahia (ASDAB) fez um alerta importante para restaurantes e bares no estado. A entidade, que inclui...