À la Sydney Sweeney: marcas de jeans repetem fórmula controversa

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Após a polêmica campanha da American Eagle com Sydney Sweeney, outras marcas de jeans, como Lucky Brand e Gap, seguem a mesma linha estética. Ambas optaram por modelos brancos e com silhuetas específicas, gerando novos debates sobre representatividade e padrões de beleza na indústria.

Entenda mais sobre o assunto!

jeans addison rae lucky brand
Campanha da Lucky Brand com Addison Rae

Os jeans de Sydney Sweeney

Lançada em julho de 2025, a campanha da American Eagle gerou controvérsia ao brincar com a pronúncia similar de “genes” e “jeans”, insinuando que a atriz tem “bons genes”. A escolha de uma mulher loira e de pele clara para representar um padrão positivo foi vista por muitos como uma promoção de estereótipos de beleza branca.

Sydney Sweeney em campanha para a American Eagle
A atriz foi centro da polêmica na moda

Polêmica lucrativa

Apesar das críticas, a American Eagle continuou a veicular a campanha em diversos países, o que resultou em um aumento expressivo nas vendas. O CEO Jay Schottenstein afirmou que quase 1 milhão de novos clientes aderiram à marca entre julho e setembro deste ano.

Em agosto, soube-se que Sydney Sweeney era registrada no partido Republicano. O presidente Donald Trump elogiou a campanha, afirmando: “Agora eu adoro o comercial dela. Se Sydney Sweeney é uma republicana registrada, acho o comercial fantástico.”

Sydney Sweeney em campanha para a American Eagle
Trocadilho gerou revolta

Fórmula repetida

Enquanto a campanha de Sweeney gerava debates, a Lucky Brand lançava um novo jeans associado à cantora Addison Rae, inspirado nos anos 2000, com cintura baixa e flare, resgatando uma estética vintage. Ao contrário de Sweeney, Rae tem um papel ativo, assinando o design e dirigindo a campanha.

Mais recentemente, a Gap recrutou Gwyneth Paltrow e sua filha, Apple Martin, para sua campanha de outono/inverno, o que também gerou discussões sobre padrões nas publicidades. Ambas, loiras e brancas, vestiram peças que remetem ao minimalismo dos anos 90.

No curta-metragem da campanha, Paltrow refere-se ao estilo da filha como “útil e simples, mas com um toque diferente”, além de brincar que Apple “rouba” roupas do seu guarda-roupa recheado com itens do século passado.

E você, o que acha dessa repetição de padrões e das escolhas das marcas? Compartilhe sua opinião nos comentários!

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