CNJ determina arquivamento de processos para otimizar monitoramento de varas na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sob a liderança do ministro Mauro Campbell Marques, tomou a decisão de arquivar diversos Pedidos de Providências relacionados a varas do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Essa ação busca melhorar o acompanhamento dessas demandas, concentrando-as em processos classificados como referências que já abordam as mesmas questões.

Os pedidos arquivados foram abertos para monitorar o cumprimento de determinações do CNJ, que orientavam a Corregedoria-Geral da Justiça do TJ-BA a tomar as medidas necessárias. O principal motivo para o arquivamento foi a relação direta dos novos pedidos com processos mais antigos, permitindo que as análises fossem feitas de maneira coordenada.

Entre as varas afetadas por essa decisão estão a 1ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais e Acidente de Trabalho em Barreiras, a 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, a 9ª Vara Cível e Comercial de Salvador, a 2ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais e Fazenda Pública de Alagoinhas, e a 6ª Vara Cível e Comercial de Salvador.

O documento ressalta que as determinações permanecem sob monitoramento nos processos de referência, visando a redução da morosidade e a regularização da tramitação processual. Isso inclui solicitações de informações sobre processos paralisados, a atualização de petições em atraso e a expedição de cartas precatórias.

Além disso, foram determinadas correições extraordinárias em algumas varas para garantir o julgamento prioritário de casos pendentes há mais de 100 dias, a análise de liminares, a recuperação de autos perdidos e a digitalização de processos físicos, estabelecendo uma rotina unificada para o controle eficaz dos prazos.

Essa iniciativa é uma resposta clara à necessidade de otimização do sistema judiciário na Bahia. O que você acha dessas mudanças? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após quase um mês internada, mulher atropelada e arrastada por 1 km morre em São Paulo

Tainara Souza Santos, 31 anos, morreu nesta quarta-feira (24) no Hospital das Clínicas, onde estava internada desde o dia 29 de novembro, após...

Mulher morre atropelada em garagem de empresa de ônibus

Uma mulher, cuja identidade não foi divulgada, morreu atropelada por um ônibus dentro da garagem da URBI, na QR...

Saúde e vida longa a Bolsonaro para que pague pelos seus crimes

Resumo objetivo: Exames indicam que Bolsonaro está apto para a oitava cirurgia desde a facada de 2018; a intervenção prevista é para tratar...