Quaest: 41% dos brasileiros rejeitam anistia para envolvidos em tentativa de golpe de Estado

Publicado:

Uma nova pesquisa da Quaest revela que 41% dos brasileiros são contra a anistia para aqueles envolvidos na tentativa de golpe de Estado ocorrida após a eleição presidencial de 2022. O estudo, encomendado pela Genial Investimentos, foi divulgado na última terça-feira.

Os dados mostram que 36% dos entrevistados apoiam a anistia para todos os implicados, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal. Outros 10% favorecem a medida apenas para os manifestantes que participaram dos ataques antidemocráticos em 8 de janeiro, enquanto 13% não souberam ou não responderam.

Felipe Nunes, diretor da Quaest, destaca que o resultado indica uma falta de apoio popular para a anistia de Bolsonaro. “A sociedade brasileira não está disposta a aceitar uma anistia ao ex-presidente. Isso soma 51% que se opõem à anistia, combinando os 41% que são contra total e 10% que aceitam apenas para os manifestantes”, afirma Nunes.

Os resultados variam entre diferentes grupos políticos:

  • Lulistas: 58% são contra; 22% a favor de todos, incluindo Bolsonaro; 8% apenas para manifestantes; 12% não responderam.
  • Esquerda não lulista: 73% são contra; 13% a favor de todos; 4% apenas para manifestantes; 10% não responderam.
  • Sem posicionamento político: 46% contra; 28% a favor de todos; 10% apenas para manifestantes; 16% não responderam.
  • Direita não bolsonarista: 17% contra; 61% a favor de todos; 13% apenas para manifestantes; 9% não responderam.
  • Bolsonaristas: 19% contra; 62% a favor de todos, incluindo Bolsonaro; 12% apenas para manifestantes; 7% não responderam.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre 12 e 14 de setembro e possui uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O cenário político brasileiro continua dando o que falar. Qual a sua opinião sobre a anistia a envolvidos na tentativa de golpe? Deixe seu comentário e participe da conversa!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Clipe de Beyoncé gravado no Rio de Janeiro foi proibido de ser lançado por bandidos, diz pai da cantora

Um clipe da renomada artista Beyoncé, que tinha conexão com o Brasil, não chegou a ser lançado devido a problemas durante as filmagens....

Wagner Moura fala sobre possibilidade de indicação ao Oscar com ‘O Agente Secreto‘

O sonho do Oscar para a Bahia parece mais próximo com...