MP-BA realiza mutirão para retificação de nome e gênero de pessoas trans

Publicado:

Pessoas transgênero que desejam alterar o prenome e o gênero nos registros civis podem esclarecer suas dúvidas com a equipe do Ministério Público da Bahia (MP-BA). O atendimento será realizado nos shoppings Salvador e Salvador Norte, de terça (7) a sexta-feira (10).

Esse serviço de orientação antecede o ‘10º Mutirão de Inclusão: Identidades Cidadãs’, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de outubro, das 9h às 16h, na sala 305 da sede do MP-BA, situada no bairro de Nazaré, em Salvador. Os shoppings apoiarão a retificação nas certidões de pessoas sem condições financeiras para arcar com os custos. A ação é promovida pela 1ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos, em parceria com o projeto “MP + Diverso”, os Centros de Apoio Operacional de Direitos Humanos (Caodh) e as Promotorias de Justiça Civil (Caocif), por meio do projeto ‘Viver com Cidadania’.

O mutirão conta com a colaboração de diversas instituições, incluindo Atento Brasil S/A, Faculdade Baiana de Direito, Unifacs, Unijorge, Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen), além de coletivos e organizações que defendem os direitos da população LGBT+ e promovem a diversidade.

Balcão de Informação
O balcão de informações estará disponível no Salvador Shopping nos dias 7 e 8 de outubro, das 9h às 18h, no piso L1, em frente às Lojas Americanas. No Salvador Norte Shopping, o atendimento será nos dias 9 e 10, das 9h às 18h, no Espaço Cidadania, no piso L1.

Critérios
Para participar do mutirão, é necessário ter mais de 18 anos, residir em Salvador por pelo menos cinco anos e apresentar documentos como certidão de nascimento ou casamento, RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, passaporte (se houver) e certificado de antecedentes criminais. No caso de mulheres trans, a carteira de reservista também é exigida.

Serviços
A Promotoria vai encaminhar os pedidos aos cartórios de registro civil. Além da retificação, o mutirão oferecerá orientação jurídica, acolhimento de denúncias de LGBTfobia e serviços de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) atualizará o cartão de vacina, imprimirá o Cartão SUS com nome social, realizará testagens para HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre outros serviços de saúde. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) também participará, oferecendo material informativo e orientações médicas.

Essa é uma oportunidade importante para os moradores de Salvador que buscam ter sua identidade respeitada em documentos oficiais. Compartilhe sua opinião sobre essa iniciativa nos comentários. O que você acha das ações do MP-BA?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ciúme e sangue: o crime envolvendo um ex-estagiário e um pesquisador da Embrapa

Na última segunda-feira, um ex-estagiário da Embrapa, identificado como Enzo Cardoso Vaz Ribeiro, de 22 anos, atacou um pesquisador de 25 anos em...

MPF instaura inquérito para apurar morosidade na importação de Canabidiol pela Anvisa

O Ministério Público Federal (MPF) da Bahia abriu uma investigação sobre a lentidão no processo de importação do medicamento Canabidiol, que é usado...