Os advogados e advogadas da Bahia terão a oportunidade de participar, nesta quinta-feira (9), de um processo eleitoral importante para a composição do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA). A votação será exclusivamente digital, das 9h às 17h, onde serão escolhidos os seis nomes que integrarão a lista para a vaga de desembargador reservada à advocacia pelo Quinto Constitucional.
Para votar, os eleitores devem estar em dia com a anuidade da OAB e ter os dados cadastrais atualizados, incluindo e-mail e telefone celular. O pleito, apesar de não ser obrigatório, representa uma chance de influência nas decisões do tribunal.
Como funciona a votação? O sistema oferece duas formas de acesso. A primeira é através de um link único enviado diretamente para o e-mail ou SMS cadastrado. Após clicar no link, o advogado deve inserir seu número de inscrição na OAB e CPF para acessar a cédula digital.
Outra opção é usar o certificado digital A3 ICP-Brasil (token). Para isso, basta acessar o site, baixar o programa autenticador e fazer o login. A OAB-BA reforça que a votação pode ser feita por meio de celulares, computadores ou tablets com navegadores atualizados.
Dentro do sistema, os eleitores visualizarão a cédula com a lista completa de candidatos. É possível escolher até seis nomes de uma vez, ou optar por votar em menos. Se houver algum erro na seleção, a função “corrigir” permite reiniciar o processo. Também é possível votar em branco ou nulo. Para quem não recebeu o link, um serviço automático de reenvio está disponível no site do Quinto, bastando inserir o número da OAB e CPF.
No total, onze postulantes, previamente aprovados pelo Conselho Pleno da seccional no dia 22 de agosto, disputam as seis vagas. A lista inclui:
- Christianne Moreira Moraes Gurgel (99 votos)
- Marcos Flávio Rhem da Silva (94 votos)
- Victor de Assis Gurgel (89 votos)
- Mirela Barreto de Araújo Possídio (88 votos)
- Guilherme Scofield Souza Muniz (85 votos)
- Paloma Costa Peruna (78 votos)
- Rodrigo Olivieri Macedo (70 votos)
- Juliane Dias Facó Vilela (66 votos)
- Roberto Santos de Oliveira (66 votos)
- Renata Sampaio Süné Schaeppi (50 votos)
- Joaquim Valter Santos Junior (19 votos)
Os seis candidatos mais votados serão homologados em sessão do Conselho Pleno da OAB-BA marcada para sexta-feira (10). Depois, a lista sêxtupla será encaminhada ao TRT-BA. O tribunal dará sequência ao processo, formando a lista tríplice que será submetida ao presidente da República, responsável pela nomeação do novo desembargador.
E você, está preparado para participar? Comente abaixo como você vê esse processo e escolha dos candidatos!
Facebook Comments