Estudo revela como ficou coração de atleta que correu 366 dias

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

PM Images/Getty Images

Foto colorida de coração humano - Estudo identificou proteínas que garantem o funcionamento do coração
1 de 1 Foto colorida de coração humano – Estudo identificou proteínas que garantem o funcionamento do coração – Foto: PM Images/Getty Images

Hugo Farias deixou para trás a carreira de executivo e embarcou em uma jornada impressionante. Inspirado pelo atleta belga Stephen Engels, que correu 365 maratonas em um ano, Hugo decidiu ultrapassar esse limite. Ele correu **366 dias seguidos** na mesma rota em Americana, interior de São Paulo.

“Sempre fui muito fã do Amir Klink — o navegador brasileiro que cruzou o Atlântico Sul remando, em 1984. Eu pensei: tá aí. Acho que posso modelar essa jornada do Amir. Só que, em vez de navegar… eu vou correr”, contou Hugo à BBC.

Foto de homem sorrindo de boné e com blusa laranja. Ele segura medalha de corrida

Para completar seu desafio, Hugo contou com uma equipe multidisciplinar e convidou o Instituto do Coração (InCor) para monitorar como seu coração reagiria às corridas. Ele finalizou a meta em 28 de agosto de 2023, percorrendo **15.569 quilômetro** em cerca de **1.590 horas**, e entrou para o Guinness World Records como recordista mundial de maratonas consecutivas.

E como ficou o coração de Hugo?

Após essa intensa jornada, o que ficou do coração de Hugo? Ele passou por avaliações mensais que incluíram ergoespirometria e ecocardiogramas. A equipe de pesquisadores do InCor concluiu que, apesar da frequência dos exercícios, não houve alterações nos marcadores de troponina, que indicam danos no miocárdio.

O cardiologista esportivo Filippo Savioli, que não participou do estudo de Hugo, explicou à BBC que “o coração do atleta treinado pode tolerar estresses extremos, desde que dentro de uma faixa de intensidade segura e com adequada recuperação entre sessões”.

Savioli ressaltou a importância de ter acompanhamento profissional para realizar objetivos como o de Hugo. A falta de preparação adequada pode causar arritmias, inflamações ou até mesmo morte súbita.

O que você acha dessa jornada intensa de Hugo? Deixe seu comentário e compartilhe a sua opinião sobre desafios e saúde!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presidente da AL-BA lamenta morte do deputado Alan Sanches e decreta luto oficial

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputada Ivana Bastos (PSD), lamentou neste sábado (17) a morte do deputado estadual Alan Sanches...

Atriz da TV Globo corre atrás de assaltante no centro de SP. Veja vídeo

Atriz Nina Baiocchi tem celular roubado durante corrida de Uber no centro de São Paulo A atriz Nina Baiocchi, da TV Globo e intérprete...

Bahia anuncia fim do patrocínio máster com a Viva Sorte Bet; veja detalhes

O Esporte Clube Bahia anunciou, nesta manhã de sábado (17), uma mudança na estrutura de patrocínios: a rescisão amigável do contrato de patrocínio...