Giorgia Meloni é denunciada ao Tribunal Penal Internacional por suposta cumplicidade em genocídio em Gaza

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Giorgia Meloni, a primeira-ministra da Itália, revelou nesta quarta-feira (8) que ela e parte de seu gabinete foram denunciados ao Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia. A acusação diz respeito a uma suposta cumplicidade em genocídio durante a recente ofensiva de Israel na Faixa de Gaza. A informação foi divulgada por Meloni em uma das principais emissoras do país, gerando discussão intensa tanto na política quanto entre os cidadãos.

Além de Meloni, também foram citados na denúncia o ministro da Defesa, Guido Crosetto, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, e Roberto Cingolani, diretor da empresa estatal Leonardo, que fornece equipamentos de defesa e tecnologia militar a vários países.

Em resposta às alegações, Meloni destacou que a Itália não fornece mais armas a Israel desde 7 de outubro de 2023, data do ataque do Hamas que marcou o início do atual conflito. Ela classificou as acusações como infundadas e reafirmou que o governo italiano atua de forma equilibrada e dentro dos parâmetros do direito internacional.

Essa denúncia surge em meio a protestos pró-Palestina em diversas cidades italianas, onde mais de 100 pessoas foram detidas e cerca de cem ficaram feridas em confrontos com a polícia nas últimas semanas. Se condenada, Meloni poderá se tornar a primeira líder de governo italiano a enfrentar punições do TPI, que julga crimes de guerra, genocídio e crimes contra a humanidade cometidos por autoridades estatais.

A situação está dividindo a opinião pública na Itália, enquanto o governo tenta mitigar o desgaste político resultante das acusações e das crescentes pressões internas e internacionais relacionadas à sua política externa sobre o conflito em Gaza.

O que você pensa sobre essa situação? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milei compartilha mapa comparando Brasil e governos de esquerda a favela

Javier Milei, presidente da Argentina, divulgou uma ilustração que confronta países da América do Sul com duas leituras distintas: Brasil, Uruguai, Colômbia, Venezuela,...

Elon Musk se torna a 1ª pessoa da história a atingir fortuna de US$ 600 bilhões

Segundo a Forbes, Elon Musk se tornou a primeira pessoa da história a acumular uma fortuna de US$ 600 bilhões, consolidando-se como o...

Brasileiro morre após colidir com muro no Caribe

Sávio Emanuel Arruda Duarte Trajano da Silva, de 26 anos, natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte, morreu em Curaçao após um...