Uma família de Patrocínio, no Alto Paranaíba, enfrentou uma situação grave após ingerir uma planta tóxica conhecida como “falsa couve” durante o almoço. Quatro pessoas foram hospitalizadas, sendo que três delas permanecem em estado grave, entubadas na UTI e em coma induzido. Somente uma das vítimas conseguiu receber alta médica.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os pacientes sofreram uma parada cardiorrespiratória, que foi revertida na última quarta-feira. No entanto, ainda não há previsão de quando poderão sair do coma.

A Policial Civil abriu um inquérito para investigar o caso e suspeita que tenha ocorrido um envenenamento acidental. A planta, chamada cientificamente de Nicotiana glauca, é muito tóxica e pode ocasionar sérios problemas de saúde e até mesmo a morte.

A planta foi colhida na chácara da família e servida refogada. Amostras das folhas e fragmentos encontrados em uma das vítimas foram enviadas para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte. Uma criança de dois anos também foi levada ao hospital, apenas para observação, já que não ingeriu o alimento.

É importante destacar que a Nicotiana glauca é comum em áreas rurais e beiras de estradas em todo o país, e sua ingestão pode provocar sintomas como náuseas, vômitos, arritmias, convulsões e até insuficiência respiratória.

Essa situação alarmante traz à tona a necessidade de se ter cautela ao consumir plantas não identificadas. Já teve alguma experiência semelhante ou conhece alguém que passou por isso? Compartilhe sua opinião nos comentários.