O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta terça-feira (14) que o governo não precisará adotar o horário de verão neste ano. Durante uma entrevista a emissoras de rádio, ele afirmou que, graças ao planejamento e às boas condições hídricas dos últimos anos, o Brasil está em uma situação de completa segurança energética para 2025.
Silveira destacou que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico se reúne mensalmente para avaliar a segurança do sistema energético e a modicidade tarifária, que garante tarifas justas. Segundo ele, “estamos completamente seguros de que não precisamos do horário de verão neste ano.”
O ministro lembrou que o Brasil depende fortemente de suas hidrelétricas, que, por sua vez, precisam das usinas térmicas. Ele também anunciou que, na próxima semana, será realizado um leilão para novas térmicas. Além disso, Silveira mencionou a expectativa de lançar ainda este ano um leilão de tecnologias para armazenamento de energia, que permitirão armazenar a energia gerada pelo vento e pelo sol por até 22 horas.
Ele ressaltou que enquanto as energias renováveis estão crescendo, elas ainda apresentam intermitência, o que é um desafio global. O ministro citou apagões recentes em países como Portugal e Espanha, ressaltando que essa intermitência não é um problema exclusivo do Brasil. Por fim, Silveira garantiu que o sistema energético brasileiro é robusto e que há um bom planejamento para evitar a falta de energia para a população.
E você, o que acha do posicionamento do governo sobre o horário de verão? Compartilhe sua opinião nos comentários.
Facebook Comments