STF anula lei da Bahia que restringia punição a gestores públicos por improbidade

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou, por unanimidade, que a lei baiana, que limitava a aplicação de multas e sanções a agentes públicos, é inconstitucional. A norma em questão, a 14.460/2022, só permitia a responsabilização se ficasse comprovado que o desvio de recursos beneficiou o próprio gestor ou seus familiares. A decisão foi tomada durante o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7082, em uma sessão virtual encerrada no dia 26 de setembro.

A ação foi proposta pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A entidade argumentou que a lei, relacionada à estrutura e funcionamento do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), surgiu de uma proposta de um deputado estadual. Segundo a Atricon, a iniciativa para regulamentar essa área é exclusiva do tribunal.

O ministro relator Cristiano Zanin, em seu voto, destacou que a Corte já tem um entendimento consolidado sobre a inconstitucionalidade de leis criadas pelo Legislativo que tratam da organização e funcionamento dos tribunais de contas. Ele ressaltou que, embora o Legislativo tenha o dever de fiscalizar as contas públicas, isso não significa que os tribunais de contas devem ser subordinados ao Parlamento.

Zanin também apontou que a lei da Bahia alterou, na prática, a Lei de Improbidade Administrativa ao excluir a possibilidade de punição por ações culposas, aceitando apenas punições baseadas em dolo (intenção). Essa modificação, segundo o ministro, não pode ser realizada fora de um processo legislativo adequado, pois diminui as competências constitucionais do tribunal de contas.

O que você pensa sobre essa decisão? Acha que outras legislações estaduais podem ser afetadas por esse entendimento? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tuca Fernandes fala sobre influência do rock em seu repertório, mistura de ritmos e novidades para 2026

No Camarote Brahma, nesta terça-feira de Carnaval (17), o cantor Tuca Fernandes concedeu entrevista e comentou como referências do rock aparecem em suas...

Passageiros relatam atrasos no Transbordo Central em Feira de Santana

Passageiros do Transbordo Central relatam atrasos nas linhas que atendem as empresas São João e Rosa desde as primeiras horas desta terça-feira (17)....

Homem é preso após amputar dedos da companheira no município de Barra

Um homem de 21 anos foi preso pela Polícia Civil da Bahia na segunda-feira (16) após agredir a companheira no município de Barra....