“Paz não é ausência de guerra”, afirmam bispos finlandeses sobre acordo de paz

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Bispos da Igreja Evangélica Luterana Finlandesa enviaram uma carta aberta destacando que “paz não é apenas a ausência de guerra”. Esse comunicado surge em um momento em que um acordo de paz entre Israel e Palestina está começando a ser implementado de forma provisória.

“Como cristãos, acreditamos que a paz é a presença de Cristo”, afirmou Kaisamari Hintikka, bispo da diocese de Espoo. Ele ressaltou que cada um pode optar por paz ou conflito, amor ou inimizade, destacando a importância das escolhas diárias.

Essas reflexões ecoam as de John Heathershaw, cientista político que mencionou a necessidade de um profundo “arrependimento” na região do Oriente Médio. Ele explicou que um cessar-fogo é apenas uma pausa temporária no combate, enquanto a verdadeira paz deve incluir justiça e um conceito bíblico de ‘shalom’.

“Isso requer arrependimento daqueles que cometeram atos de violência e perdão mútuo”, enfatizou Heathershaw, destacando a complexidade dessa demanda no contexto atual.

Apesar de Donald Trump ter declarado que “encerrou 3.000 anos de conflito” com este novo acordo, o primeiro-ministro Keir Starmer reconheceu que alcançar uma paz duradoura é um desafio significativo.

Em Gaza, há crescente preocupação de que o cessar-fogo possa ser comprometido. A Defesa Civil Palestina informou que sete pessoas foram baleadas pelas Forças de Defesa de Israel desde a troca de reféns, na qual centenas de palestinos foram devolvidos em troca de 20 israelenses.

Os bispos finlandeses pedem uma mudança cultural profunda, necessária para a recuperação da região. “A paz é um estado a ser buscado”, afirmaram, enfatizando que deve começar no coração do indivíduo, se espalhando para as localidades e, em última instância, para o mundo.

O que você pensa sobre esse apelo por paz e justiça? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Enfermeiras cristãs são absolvidas da acusação de blasfêmia, no Paquistão

Duas enfermeiras cristãs foram absolvidas no Paquistão de acusações de blasfêmia, encerrando um caso de mais de quatro anos. Mariam Lal e Newosh...

Ludmila Ferber: morte da cantora completa quatro anos

Nesta segunda-feira, 26, completam-se quatro anos da morte da cantora e pastora Ludmila Ferber, aos 56 anos, vítima de câncer de pulmão. Diagnosticada...

Família esclarece causa da morte do filho de Shirley Carvalhaes

Meta descrição: A cantora gospel Shirley Carvalhaes confirma a morte do filho Weslley, aos 35 anos, por pneumonia, após dias de internação. Cobertura...