Bispos da Igreja Evangélica Luterana Finlandesa enviaram uma carta aberta destacando que “paz não é apenas a ausência de guerra”. Esse comunicado surge em um momento em que um acordo de paz entre Israel e Palestina está começando a ser implementado de forma provisória.
“Como cristãos, acreditamos que a paz é a presença de Cristo”, afirmou Kaisamari Hintikka, bispo da diocese de Espoo. Ele ressaltou que cada um pode optar por paz ou conflito, amor ou inimizade, destacando a importância das escolhas diárias.
Essas reflexões ecoam as de John Heathershaw, cientista político que mencionou a necessidade de um profundo “arrependimento” na região do Oriente Médio. Ele explicou que um cessar-fogo é apenas uma pausa temporária no combate, enquanto a verdadeira paz deve incluir justiça e um conceito bíblico de ‘shalom’.
“Isso requer arrependimento daqueles que cometeram atos de violência e perdão mútuo”, enfatizou Heathershaw, destacando a complexidade dessa demanda no contexto atual.
Apesar de Donald Trump ter declarado que “encerrou 3.000 anos de conflito” com este novo acordo, o primeiro-ministro Keir Starmer reconheceu que alcançar uma paz duradoura é um desafio significativo.
Em Gaza, há crescente preocupação de que o cessar-fogo possa ser comprometido. A Defesa Civil Palestina informou que sete pessoas foram baleadas pelas Forças de Defesa de Israel desde a troca de reféns, na qual centenas de palestinos foram devolvidos em troca de 20 israelenses.
Os bispos finlandeses pedem uma mudança cultural profunda, necessária para a recuperação da região. “A paz é um estado a ser buscado”, afirmaram, enfatizando que deve começar no coração do indivíduo, se espalhando para as localidades e, em última instância, para o mundo.
O que você pensa sobre esse apelo por paz e justiça? Compartilhe sua opinião nos comentários.
Facebook Comments