Urgência para projeto da anistia está completando um mês desde que foi aprovada, mas votação foi novamente adiada

Publicado:

O projeto de anistia para presos e condenados pelos eventos de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, não será votado nesta semana. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), manteve na pauta da sessão de quarta-feira (15) apenas propostas relacionadas à educação e proteção de crianças e adolescentes.

O relator do projeto, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), ainda não apresentou o texto referente à proposta 2162/2023, cuja urgência foi aprovada com 311 votos. Na próxima sexta-feira (17), completará um mês desde a aprovação dessa urgência, que visa conceder anistia aos participantes de manifestações políticas entre 30 de outubro de 2022 e a data da entrada em vigor da lei.

Paulinho da Força já dialogou com líderes de quase todos os partidos e anunciou que seu relatório se limitará à redução de penas, em contraste com a anistia “ampla e geral” defendida pela oposição. Ele afirmou que apresentará seu parecer apenas quando tiver certeza de que o projeto terá apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

A oposição queria que o projeto fosse discutido nesta semana. Uma das estratégias é apresentar destaques para votação separada, visando garantir a anistia total. O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), alegou contar com o apoio de cerca de 270 deputados a favor da anistia geral, incluindo o ex-presidente Bolsonaro.

Nesta terça-feira (14), apesar dos pedidos da oposição, o presidente da Câmara priorizou projetos na área de educação. Foram aprovados dez projetos em votação simbólica, todos focados na proteção de crianças e adolescentes.

As matérias aprovadas no plenário seguirão agora para o Senado, exceto dois projetos que vão direto à sanção presidencial, já tendo sido aprovados pelos senadores.

Os projetos que seguem para sanção abordam a criação do Dia Nacional da Proteção de Dados e mudanças nos programas de apoio ao transporte escolar e alimentação nas escolas.

Veja abaixo a lista dos projetos aprovados na sessão de terça:

  • PL 2076/2022 – Institui o Dia Nacional da Proteção de Dados
  • PL 743/2023 – Aprova o acesso de professores da área rural a veículos de transporte escolar
  • PL 3824/2023 – Estabelece a Política Nacional de Indução à Docência na Educação Básica
  • PL 6234/2023 – Estabelece prioridade nas investigações sobre mortes violentas de crianças e adolescentes
  • PL 3096/2024 – Altera programas de apoio ao transporte e à alimentação escolar
  • PL 625/2025 – Institui o “Selo Compromisso com a Primeiríssima Infância”
  • PL 672/2025 – Estabelece o direito ao piso salarial para professores temporários
  • PL 1924/2025 – Institui a Estratégia de Desenvolvimento Infantil
  • PL 2122/2025 – Institui a Política Nacional de Proteção Emocional e Educação Consciente
  • PDL 242/2025 – Aprova a adesão do Brasil ao Convênio Constitutivo do Fundo Multilateral de Investimentos IV

O assunto gera muitas opiniões e discussões. O que você acha sobre o projeto de anistia? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Municípios da Bahia passam a integrar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar; saiba quais

O Governo Federal anunciou, nesta quinta-feira (6), que seis municípios da Bahia se juntaram ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O...

Criminoso do PCC fake ameaçava vítimas de golpe com arma na mão; veja

Criminosos que se passavam por integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) usavam armas de fogo para intimidar vítimas em golpes. Em um...

Tayrone anuncia nova fase da carreira ao lado de Pablo do Arrocha e revela gravação de novo DVD

Tayrone, um dos principais nomes do arrocha, anunciou uma nova fase em sua carreira. Após 20 anos...