Primeiro-ministro palestino apresenta plano de reconstrução para Gaza

Publicado:

O primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Mohammad Mustafa, se reuniu nesta quinta-feira com representantes da ONU e diplomatas para compartilhar um plano de reconstrução para Gaza. Ele acredita que, em até 12 meses, a Autoridade Palestina estará plenamente operacional na região, especialmente após a recente implementação de um cessar-fogo entre Israel e Hamas, mediado pelos Estados Unidos.

Atualmente, a Autoridade Palestina, que governa parcialmente a Cisjordânia, não atua em Gaza, que está sob o controle do Hamas desde 2007. Embora tenha algumas operações na área, sua presença é limitada. O plano de paz proposto pelo presidente Donald Trump não exclui a criação de um Estado palestino, mas exige que reformas sejam implementadas antes de permitir um papel mais ativo da Autoridade Palestina.

Mustafa destacou que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se opõe à ideia de um Estado palestino e é contrário à possibilidade da Autoridade Palestina governar Gaza após o conflito. Ele apresentou um plano quinquenal para a região, dividido em três fases e com um custo estimado em US$ 65 bilhões (aproximadamente R$ 353 bilhões) para atuar em 18 setores, incluindo habitação, educação e governança.

Este plano é baseado em acordos firmados na cúpula de países árabes realizada no Cairo em março de 2025. Mustafa mencionou que programas de formação policial já estão em andamento com a colaboração do Egito e da Jordânia.

O que você acha sobre as propostas e a situação em Gaza? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Portugal promulga pacote anti-imigração; veja o que muda para brasileiros

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou a promulgação da segunda versão do pacote anti-imigração, que altera a “Lei dos Estrangeiros”,...

Protestos deixam um morto e 100 feridos em Lima

Nesta quarta-feira (15), Lima, a capital do Peru, foi palco de intensos protestos que deixaram uma pessoa morta e mais de 100 feridas....

Eutanásia é legalizada no Uruguai

O Senado do Uruguai deu um passo importante ao aprovar, em 15 de outubro de 2025, a chamada lei da Morte Digna, que...